Show simple item record

dc.contributor.authorToyama, Míriam Costa
dc.date.accessioned2016-10-04T18:00:52Z
dc.date.available2016-10-04T18:00:52Z
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationTOYAMA, Míriam Costa. Reconfiguração do mercado brasileiro de música : os incumbentes e os novos capitais. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7630.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7630
dc.description.abstractThis doctoral dissertation seeks to explain the changes in the music market in the last decade using the Field Theory, by Fligstein and McAdam (2012). Thus, we consider the music market a strategic field of action, which, according to the authors is in frequent adjustment and are subject to external shocks. In this way, through events in nearby fields, the development of innovations that allowed the unauthorized sharing and downloading content over the internet has had a profound impact on the music market, and later on other cultural goods markets. Initial reactions of the incumbent actors have been through strategies that had already been used in earlier times: law suits, educational campaigns and pressuring the government in favor of a stronger legislation. Thus, the reactions of incumbent actors were acoording to what explains the theory, the use of strategies known to restore the status quo. However, due to the crisis that shook the ability of incumbent actors to reproduce their advantages, new players entered the market. In addition, incumbent actors gave way and changed their business models, establishing relations with the new entrants, and adopting new business models leveraging the internet as a means of distribution, dissemination and others. Record companies also started expande their activtities, working with artist's career management. Thus, according to the analysis of the work, we concluded that there was a change in the business model, and that in the Brazilian case these changes followed the international trends. Through research field we conclude that Brazilian companies have adopted the distribution of digital music through online stores and through cell phone companies, streaming services as well as the actors have adopted the 360 contracts.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectIndústria fonográficapor
dc.subjectMercado brasileiro de músicapor
dc.subjectTeoria dos campospor
dc.subjectModelos de negóciospor
dc.subjectBrasilian music marketeng
dc.subjectBrasilian music industryeng
dc.subjectTheory of fieldseng
dc.subjectBusiness modelseng
dc.titleReconfiguração do mercado brasileiro de música : os incumbentes e os novos capitaispor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.contributor.advisor-co1Côrtes, Mauro Rocha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988613760967305por
dc.description.resumoNo presente trabalho busca-se explicar as modificações ocorridas no mercado de música de massa na última década utilizando como referencial teórico a Teoria dos Campos de Fligstein e McAdam (2012). Considera-se o mercado de música um campo de ação estratégica que, de acordo com os autores, está em frequente ajuste e sujeito a choques externos. Transformações em campos próximos, como o desenvolvimento de inovações que permitiram o compartilhamento e download não autorizado de conteúdo através da internet, tiveram impacto profundo sobre o mercado de música e, posteriormente, sobre outros mercados de bens culturais. As reações iniciais dos atores incumbentes constituíram estratégias que já haviam utilizado em momentos anteriores: processos, campanhas educativas e pressões sobre o governo. Tais reações são explicadas pela teoria dos campos: a utilização de estratégias conhecidas a fim de restabelecer o status quo. Entretanto, as mudanças abalaram a capacidade dos atores incumbentes de reprodução de suas vantagens quando entraram novos atores no mercado. Além disso, os atores incumbentes cederam e modificaram seus modelos de negócios, estabelecendo relações com os novos entrantes e adotando modelos de negócios que utilizavam a internet como meio de distribuição, divulgação entre outros. As gravadoras também passaram a atuar de forma mais abrangente, trabalhando com a administração da carreira do artista. Desta forma, de acordo com a análise feita neste trabalho, conclui-se que houve mudanças no modelo de negócios e que, no caso brasileiro, essas mudanças seguiram as tendências internacionais. A pesquisa de campo realizada possibilitou mostrar que as empresas brasileiras adotaram a distribuição de música digital através de venda online, através de empresas de telefonia celular e serviços de streaming, assim como parte dos atores adotaram os contratos 360°. O presente trabalho utiliza pesquisa bibliográfica e estudo de caso para analisar o objeto de estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6429216929986209por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record