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dc.contributor.authorLino, Amanda de Assunção
dc.date.accessioned2016-11-08T18:52:13Z
dc.date.available2016-11-08T18:52:13Z
dc.date.issued2016-04-18
dc.identifier.citationLINO, Amanda de Assunção. Encontros de diálogos no pré-natal e o cuidado materno às intercorrências com o recém-nascido. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8295.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8295
dc.description.abstractIntroduction: The promotion of child development is among the priorities of the Health Agenda The prenatal period is considered as strategic for bond formation and empowerment of women, and we can also tell your family. Direct the focus to the child, the enhancement and empowerment of caregivers and family are essential for building knowledge and thus promote child development. This study is linked to the development of Dialogue Meetings (DM) among pregnant women and researchers during the prenatal period, with a view to empowering women and families to face common during the neonatal period. Objective: This study aims to analyze the influence of ED in prenatally in maternal care experience to term newborn, with special attention to health complications in the first month after the child's birth. Methodology: This is an exploratory qualitative study, adopting as a theoretical Symbolic Interactionism and the methodological framework to Bardin Content Analysis. The results are derived from interviews with seven women. There is approval of the study with an ethics committee under number 957814. Results: Results are presented from two themes: "Breastfeeding and infant colic" and "care for the newborn and maternity." The women report difficulties in breastfeeding, especially in terms of grip and handling. In addition, experience the infant colic and limitations of resolution, the need to take care of the umbilical stump, skin manifestations and flow / milk regurgitamentos. All in a context immersed knowledge and popular beliefs. Experience insecurities and fears, but are lived in the DM support for facing them. Conclusion: The results indicate contributions of DM in the management of health complications in children in their first month of life. This determines your statement as a strategy for pre-natal practices in primary health care.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectRecém-nascidopor
dc.subjectSaúde materno-infantilpor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectNewborneng
dc.subjectMaternal and child healtheng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.titleEncontros de diálogos no pré-natal e o cuidado materno às intercorrências com o recém-nascidopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Wernet, Monika
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056127658896265por
dc.description.resumoIntrodução: A promoção do desenvolvimento infantil está entre as prioridades da Agenda de Saúde. O período pré-natal é apontado como estratégico para formação do vínculo e empoderamento da mulher e, podemos dizer também de sua família. Direcionar o foco à criança, a valorização e empoderamento de cuidadores e sua família são fundamentais para construção de conhecimentos e, assim promover o desenvolvimento infantil. O presente estudo se articula com o desenvolvimento de Encontros de Diálogos (ED) entre gestantes e pesquisadoras ao longo do período prénatal, com vistas ao empoderamento de mulheres e famílias para enfrentar as intercorrências comuns no período neonatal. Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar a influência dos ED no período pré-natal na experiência de cuidado materno ao recém-nascido de termo, com especial atenção às intercorrências de saúde no primeiro mês após o nascimento da criança. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório de caráter qualitativo, adotando como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados derivam de entrevistas com sete mulheres. Há aprovação do estudo junto a um comitê de ética sob o número 957.814. Resultados: Os resultados estão apresentados a partir de dois temas: “Aleitamento materno e cólica infantil” e “Cuidado ao recém-nascido e a maternidade”. As puérperas relatam dificuldades no aleitamento materno, sobretudo em termos de pega e manejo. Além disso, vivenciam a cólica infantil e suas limitações de resolução, a necessidade de cuidar do coto umbilical, das manifestações cutâneas e refluxos/regurgitamentos de leite. Tudo sob um contexto imerso de conhecimentos e crenças populares. Vivenciam inseguranças e medos, mas encontram no vivido no ED um apoio para enfrenta-los. Conclusão: Os resultados apontam para contribuições dos ED no manejo das intercorrências de saúde da criança no seu primeiro mês de vida. Isto determina sua indicação como estratégia para as práticas de pré-natal na Atenção Primária em Saúde.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2447883324252420por


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