Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGonçalves, Celso Luiz
dc.date.accessioned2017-08-09T13:29:14Z
dc.date.available2017-08-09T13:29:14Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.identifier.citationGONÇALVES, Celso Luiz. Análise das relações entre práticas de melhoria contínua e desempenho percebido na inovação de produtos e processos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8956.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8956
dc.description.abstractThe practices of Continuous Improvement (CI) and the Innovation of products and processes get competitive advantage for organizations, in relation to competitors, whether in positioning by low cost or differentiation strategy. These practices need to be managed and integrated in order to ensure, in the long run, the desired results. Although seen as significant for the strategic goals of the organization, often are managed independently and with different goals. There is little consensus in the literature if the use of Continuous Improvement Practices has positive or negative impact on the processes and outcomes of Innovation in firm. However, are observed recurring statements about the necessity of coexistence and integration of CI programs and Practices and Innovation. There is interest in examining what existing relations in the context of organizations that make it possible to identify whether a greater intensity of use of CI practices influences the perceived performance in innovation of products and processes. In order to analyze the possible relations, the study was conducted by survey on a sample of 102 companies of Auto parts, Pharmaceuticals, Electric-Electronics appliances the State of São Paulo in Brazil. The sample data were analyzed by descriptive and multivariate statistical methods (cluster analysis). The descriptive analysis showed significant evidence on integration relations between CI and Product and process innovation, as well as, the IC contribution in creating a fertile environment for Innovation. Multivariate analyzes revealed existence of associations between the intensity of use of IC practices and perceived performance in Innovation, mainly in processes. The findings contribute to a better understanding of the topic and management application in organizations, besides indicating opportunities for further studies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectPráticas de melhoria contínuapor
dc.subjectInovação de produtos e processospor
dc.subjectDesempenho percebido em inovaçãopor
dc.subjectRelações entre melhoria contínua e inovaçãopor
dc.subjectContinuous improvement practiceseng
dc.subjectProduct and process innovationeng
dc.subjectPerceived performance in innovationeng
dc.subjectRelations between continuous Improvement and innovationeng
dc.titleAnálise das relações entre práticas de melhoria contínua e desempenho percebido na inovação de produtos e processospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.contributor.advisor-co1Lizarelli, Fabiane Letícia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4525431419326559por
dc.description.resumoAs práticas de Melhoria Contínua (MC) e de Inovação de produtos e processos geram vantagem competitiva para as organizações, seja em posicionamento por baixo custo ou em estratégia de diferenciação. Essas práticas precisam ser gerenciadas e integradas de forma a assegurar, no longo prazo, os resultados desejados. Apesar de vistas como significativas para os resultados estratégicos da organização, muitas vezes são gerenciadas de forma independente e com objetivos distintos. Há pouco consenso na literatura sobre se o uso de práticas de Melhoria Contínua tem impacto positivo ou negativo nos processos e resultados de Inovação nas empresas. Entretanto, são observadas afirmações recorrentes sobre a necessidade de coexistência e integração das práticas e programas de MC e da Inovação. Há interesse em analisar quais as relações, existentes no âmbito das organizações, que possibilitam identificar se uma maior intensidade de uso das práticas de MC influencia o desempenho percebido em Inovação de produtos e processos. Com o intuito de analisar as possíveis relações, foi conduzida uma pesquisa survey em uma amostra de 102 empresas industriais dos setores de Autopeças, Farmacêutico e Eletro-Eletrônico do Estado de São Paulo. Os dados obtidos foram analisados por métodos estatísticos descritivos e multivariados (análise de cluster). As análises descritivas de dados mostraram evidências significativas sobre as relações de integração entre a MC e a Inovação de produtos e processos, bem como, a contribuição da MC na criação de um ambiente propício a Inovação. As análises multivariadas revelaram a existência de associações entre a intensidade de uso de práticas de MC e o desempenho percebido em Inovação, principalmente em processos. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão sobre o tema e aplicação gerencial nas organizações, além de indicar oportunidades de desdobramentos para pesquisas futuras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4480240529751230por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem