dc.contributor.author | Oliveira, Alex de | |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:23:39Z | |
dc.date.available | 2018-02-20T13:23:39Z | |
dc.date.issued | 2016-02-29 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Alex de. Discutindo acidez, basicidade e neutralização : projeto Horta em uma abordagem construtivista. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9452. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9452 | |
dc.description.abstract | Usually in classes, there
are situations where students find it difficult to understand contents as well as
relate them to different contexts in other disciplines and their applications. This
occurs when it is assumed that everyone has a full understanding of the subject,
and also the belief that everyone learns the same way and at the same pace,
ignoring the knowledge that learners carry with them. Teaching involves
respecting the construction of knowledge of the scholarly, social, and family
trajectory. In this sense, discussing ideas with students may provide an
environment of real learning, which is both challenging and motivating.
Therefore, the purpose of this work was to study chemical contents, starting with
the group's environment, and by this, establishing contact with the prior
knowledge, from which the conductive element was the Garden project.
Qualitative research was used, seeking to explore the student's prior knowledge
about the theme and chemistry issues involving the soil. The work was
developed with two daytime high school classes, at the E. E. Dr. Paulo de
Almeida Nogueira High School, in Cosmópolis/SP with students between 15 to
18 years old, conducted in fifteen meetings, with pre and post activity surveys,
researches, social meetings and field trips. With the learning environment
established, giving the proper importance of the assessment of prior knowledge
and subsequent research, it was found participation in learning the chemical
contents, developed with the school's garden project. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Projeto Horta | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Discutindo acidez, basicidade e neutralização : projeto Horta em uma abordagem construtivista | por |
dc.title.alternative | Discussing acidity, basicity and neutralization : Garden project in a constructivist approach | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Rosebelly Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7921735904003583 | por |
dc.description.resumo | Muitas vezes, em sala de aula, há situações em que os alunos sentem dificuldade de entender
conteúdos como também de relacioná-los em diferentes contextos, com as
demais disciplinas e suas aplicabilidades. Isso ocorre em virtude de se partir do
princípio de que todos estejam em pleno desenvolvimento além de se considerar
que se aprende da mesma forma, ao mesmo tempo, ignorando os saberes que os
aprendizes carregam consigo. Ensinar envolve respeitar a construção dos saberes
na trajetória escolar, social e familiar. Nesse sentido, discutir as ideias com os
alunos pode proporcionar um ambiente de real aprendizagem, desafiador e
motivador. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi estudar conteúdos
químicos partindo da realidade do grupo, estabelecendo, dessa forma, contato
com conhecimentos prévios cujo elemento condutor foi o projeto Horta.
Utilizou-se a pesquisa qualitativa, buscando, portanto, explorar os
conhecimentos prévios dos educandos sobre o tema, e assuntos de Química
envolvidos com o solo. O trabalho desenvolveu-se com duas turmas diurnas de
1° ano do Ensino Médio, na E.E. Dr. Paulo de Almeida Nogueira, em
Cosmópolis/SP, com alunos de 15 a 18 anos, realizado em quinze encontros,
com questionários pré e pós atividades, pesquisas, socializações e atividades
práticas. Com o ambiente de aprendizado tendo sido criado, dando a devida
importância ao levantamento dos conhecimentos prévios e consequente
investigação, constatou-se envolvimento para a aprendizagem dos conteúdos
químicos construídos ao longo do estudo sobre Horta. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2507865785910409 | por |