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dc.creatorPereira, Amanda Cristina dos Santos
dc.date.accessioned2018-04-11T19:52:00Z
dc.date.available2018-04-11T19:52:00Z
dc.date.issued2017-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9726
dc.description.abstractConsidering the importance of teaching appropriate behavioral repertoires for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a wide variety of environments in which the child is inserted and the need for appropriate intervention for the school inclusion of this Special Education Target Audience (SETA) and the potential of the Collaborative Teaching, this study aimed to verify the effects of individualized teaching in establishing appropriate behavior in the classroom for children with ASD. Initiating collecting the complaints about the students's inadequate behavior and afterwards an elaboration of a program that aimed to modify the teaching techniques applied to the researcher and also the classroom teachers in a Collaborative Teaching way. The participants of this research were two children with ASD regularly enrolled in the first year of elementary school. The research was qualitative, in a collaborative type. The data collection procedure occurred in two stages. The first stage was the contact with the school staff to gather the demands/complaints for the future participating students and observation of the participants in their classroom in order to record the appropriate and inappropriate behaviors they emitted. In the second stage, an individual intervention plan was drafted by the researcher according to the concepts of Applied Behavior Analysis (ABA). The results show that both participants acquired new and adequate behavioral repertoires, decreased inappropriate behaviors in relation to stage 1 of this procedure and improved behaviors already learned The collaboration between the classroom teacher and the researcher developed well and according with what was expected in all the collaboration stages, it's possible that if the research project was longer the collaborative teaching would achieve all the collaboration criteria. It is concluded that the Applied Behavior Analysis (ABA) in school context offers a quality intervention for a quality intervention for this SETA. It is concluded that the Applied Behavior Analysis (ABA) in school context offers a quality intervention for this SETA.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectApplied behavior analysiseng
dc.subjectBehavior managementeng
dc.subjectCo-teachingeng
dc.titleEnsino colaborativo para aumento de repertório adequado de crianças com autismo em sala de aulapor
dc.title.alternativeCollaborative Teaching to increase adequate behavioral repertory in Autism Spectrum children inside a regular classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951106943534543por
dc.description.resumoConsiderando a importância do ensino de repertórios comportamentais adequados para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos diversos ambientes em que a criança está inserida, a necessidade de intervenção adequada para a inclusão escolar deste Público Alvo da Educação Especial (PAEE) e o potencial do Ensino Colaborativo, o presente estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de ensino individualizado em sala de aula regular por meio da Análise do Comportamento em crianças com TEA, a partir da identificação das queixas sobre comportamentos inadequados e da elaboração de um programa de modificação de comportamento realizado pela pesquisadora e pelas professoras em um formato de ensino colaborativo. Os participantes desta pesquisa foram duas crianças com TEA matriculadas na rede regular de ensino no nível fundamental ciclo I. A pesquisa foi qualitativa, do tipo colaborativa. O procedimento de coleta de dados ocorreu em duas etapas. A primeira etapa tratou-se do contato com a equipe escolar para levantamento das demandas e queixas dos alunos participantes e da observação dos participantes em sala de aula a fim de registrar os comportamentos adequados e inadequados. Na segunda etapa foi elaborado um plano individual de intervenção segundo os conceitos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que foram aplicados pela pesquisadora. O procedimento de análise de dados ocorreu por meio de uma análise qualitativa dos dados obtidos nas queixas iniciais e na observação da pesquisadora comparadas aos repertórios adquiridos e aprimorados dos participantes ao final da pesquisa. Os resultados apontam que ambos os participantes adquiriram novos repertórios comportamentais adequados, diminuíram comportamentos inadequados em relação a etapa 1 deste procedimento e aprimoraram comportamentos já aprendidos. A colaboração entre professora regente e pesquisadora se desenvolveu de forma prevista nos estágios de colaboração, acredita-se que com mais tempo de trabalho colaborativo mais seria possível atingir todos os critérios de colaboração. Conclui-se que a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no contexto escolar oferece uma intervenção de qualidade para este PAEE.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Especialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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