dc.contributor.author | Souza, Ivan Pollarini Marques de | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T17:47:02Z | |
dc.date.available | 2018-04-25T17:47:02Z | |
dc.date.issued | 2018-03-16 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ivan Pollarini Marques de. Análise mista das imagens em livros didáticos de química de segunda série do ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9810. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9810 | |
dc.description.abstract | The present work was devoted to the study of the images contained in chemical textbooks approved in PNLD-2015. It aimed to classify the nature of the images contained in the themes Solutions and Colligative Properties according to the categories proposed in the taxonomy of images proposed by authors of the area, in addition to classic themes of PNLD-2015. The theoretical framework was based on the Theory of Semiotics by Charles Pierce and the Triangle of Johnstone and Johnstone-Kiill. The results obtained in this work show the predominance of the use of inoperative photographs in the textbooks, being these linked to the text by means of verbal labels. The images favor the Macroscopic dimension to the detriment of other dimensions, weakening the understanding of chemical concepts at the submicroscopic level, as well as the low percentage of images and texts that deal with the History of Science, contributing to the conception of individualistic, elitist and perfect Science. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Análise mista | por |
dc.subject | Análise de imagens | por |
dc.subject | Johnstone | eng |
dc.subject | Chemistry school books | eng |
dc.subject | Analysis of images | eng |
dc.title | Análise mista das imagens em livros didáticos de química de segunda série do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Mixed analysis of images in teaching books of second middle school chemistry series | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Caio Marcio Paranhos da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7793686262868668 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Rosebelly Nunes Marques da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7921735904003583 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho destinou-se ao estudo das imagens contidas em livros didáticos de química aprovados no PNLD-2015. Teve como objetivo a classificação da natureza das imagens contidas nos temas Soluções e Propriedades Coligativas segundo as categorias propostas na taxonomia de imagens proposta por autores da área, além de temas clássicos do PNLD-2015. O referencial teórico fundamentou-se na Teoria da Semiótica de Charles Pierce e no Triângulo de Johnstone e Johnstone-Kiill. Os resultados obtidos neste trabalho mostram o predomínio do uso de fotografias inoperantes nos livros didáticos, sendo essas vinculadas ao texto por intermédio de etiquetas verbais. As imagens favorecem a dimensão Macroscópica em detrimento das demais dimensões, debilitando a compreensão dos conceitos químicos no nível submicroscópico, além do baixo percentual de imagens e textos que tratam da História da Ciência, contribuindo para a concepção da Ciência individualista, elitista e perfeita. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2839019983811822 | por |