Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Ivan Pollarini Marques de
dc.date.accessioned2018-04-25T17:47:02Z
dc.date.available2018-04-25T17:47:02Z
dc.date.issued2018-03-16
dc.identifier.citationSOUZA, Ivan Pollarini Marques de. Análise mista das imagens em livros didáticos de química de segunda série do ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9810.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9810
dc.description.abstractThe present work was devoted to the study of the images contained in chemical textbooks approved in PNLD-2015. It aimed to classify the nature of the images contained in the themes Solutions and Colligative Properties according to the categories proposed in the taxonomy of images proposed by authors of the area, in addition to classic themes of PNLD-2015. The theoretical framework was based on the Theory of Semiotics by Charles Pierce and the Triangle of Johnstone and Johnstone-Kiill. The results obtained in this work show the predominance of the use of inoperative photographs in the textbooks, being these linked to the text by means of verbal labels. The images favor the Macroscopic dimension to the detriment of other dimensions, weakening the understanding of chemical concepts at the submicroscopic level, as well as the low percentage of images and texts that deal with the History of Science, contributing to the conception of individualistic, elitist and perfect Science.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAnálise mistapor
dc.subjectAnálise de imagenspor
dc.subjectJohnstoneeng
dc.subjectChemistry school bookseng
dc.subjectAnalysis of imageseng
dc.titleAnálise mista das imagens em livros didáticos de química de segunda série do ensino médiopor
dc.title.alternativeMixed analysis of images in teaching books of second middle school chemistry serieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Caio Marcio Paranhos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7793686262868668por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Rosebelly Nunes Marques da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921735904003583por
dc.description.resumoO presente trabalho destinou-se ao estudo das imagens contidas em livros didáticos de química aprovados no PNLD-2015. Teve como objetivo a classificação da natureza das imagens contidas nos temas Soluções e Propriedades Coligativas segundo as categorias propostas na taxonomia de imagens proposta por autores da área, além de temas clássicos do PNLD-2015. O referencial teórico fundamentou-se na Teoria da Semiótica de Charles Pierce e no Triângulo de Johnstone e Johnstone-Kiill. Os resultados obtidos neste trabalho mostram o predomínio do uso de fotografias inoperantes nos livros didáticos, sendo essas vinculadas ao texto por intermédio de etiquetas verbais. As imagens favorecem a dimensão Macroscópica em detrimento das demais dimensões, debilitando a compreensão dos conceitos químicos no nível submicroscópico, além do baixo percentual de imagens e textos que tratam da História da Ciência, contribuindo para a concepção da Ciência individualista, elitista e perfeita.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2839019983811822por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record