Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Glauco José de
dc.date.accessioned2018-05-07T20:26:02Z
dc.date.available2018-05-07T20:26:02Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.citationCARVALHO, Glauco José de. Alinhamento entre prioridades estratégicas competitivas e de produção: um estudo exploratório no polo de calçados infantis de Birigui-SP.. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9891.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9891
dc.description.abstractThinking about organizational strategies today is not an easy task, either because of the complexity of the scenarios presented or because of the multiplicity of approaches present in the vast literature on the subject. In the dynamics of global markets, the strategic management of productive operations gains evidence as an essential practice to obtain competitive advantage in organizations. In this context, if the organizational strategy is designed without considering the internal and external environment of the organization, nor the importance of strategic alignment, the company runs the risk of maintaining costly and inefficient activities and processes that can generate unnecessary costs and waste valuable organizational resources . This paper deals with the main concepts of competitive strategy and production, and its main objective is to analyze the competitive and production strategies of companies in the industrial footwear sector of the Birigui-SP region and show evidence of strategic alignment from a proposed conceptual framework. The study adopted a qualitative quantitative research approach through triangulation, associating the survey methods and the case study. The results were significant, through which it was possible to identify the competitive and production strategies of some footwear companies, as well as to consolidate evidence of strategic alignment involving a footwear company and three of its main suppliers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstratégia competitivapor
dc.subjectEstratégia de produçãopor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.subjectIndústria de calçadospor
dc.subjectCompetitive strategyeng
dc.subjectProduction strategyeng
dc.subjectStrategic alignmenteng
dc.subjectFootwear industryeng
dc.titleAlinhamento entre prioridades estratégicas competitivas e de produção: um estudo exploratório no polo de calçados infantis de Birigui-SP.por
dc.title.alternativeAlignment between competitive and production strategic priorities: an exploratory study in the infantile footwear industry of Birigui-SP.eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoPensar estratégias organizacionais na atualidade não é uma tarefa fácil, tanto pela complexidade dos cenários que se apresentam, como pela multiplicidade de enfoques presentes na vasta literatura sobre o assunto. Na dinâmica dos mercados globais, a gestão estratégica das operações produtivas ganha evidência como prática essencial para obtenção da vantagem competitiva nas organizações. Neste contexto, se a estratégia organizacional for concebida sem considerar o ambiente interno e externo à organização, nem tampouco a importância do alinhamento estratégico, a empresa corre o risco de manter atividades e processos dispendiosos e ineficazes que podem gerar custos desnecessários e desperdiçar recursos organizacionais valiosos. Este trabalho aborda os principais conceitos sobre estratégia competitiva e de produção, e tem como objetivo principal analisar as estratégias competitivas e de produção das empresas do setor de calçados infantis do polo industrial da região de Birigui-SP e mostrar evidências de alinhamento estratégico a partir de um framework conceitual proposto. O estudo adotou uma abordagem de pesquisa mista quali-quanti por meio da triangulação, associando os métodos survey e o estudo de caso. Os resultados foram significativos, por meio dos quais foi possível identificar as estratégias competitivas e de produção de algumas empresas do setor calçadista, bem como, consolidar evidências de alinhamento estratégico envolvendo uma empresa produtora de calçados e três de seus principais fornecedores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6363001321523726por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record