Show simple item record

dc.creatorMoschetto, Danilo Augusto
dc.date.accessioned2018-05-08T19:53:00Z
dc.date.available2018-05-08T19:53:00Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9910
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate how Information Technology (IT) can support the formulation and implementation of competitive strategies in small and medium-sized companies in the footwear hub of Jaú / SP. Technological development in the areas of IT and telecommunications, especially since the end of the 20th century, has resulted in dramatic changes in society and, among the most visible effects, is the increase in communication capacity and access to information. Along with the hardware development, several systems and methods were created and implemented to support and improve various business activities: from simple spreadsheet use in customer tabulation to complete management of activities through systems such as Enterprise Resource Planning (ERP). Despite the development of IT, companies make little use of technology to support the development and deployment of their competitive strategies. Few papers in the literature discuss this relationship of support to competitive strategy, especially in the footwear industry, where literature is scarce. This study was developed in two stages: a survey was carried out, aiming to collect data on the general state of the APL (local productive arrangement) in relation to the producers of footwear and their competitive strategies, and then five case studies were carried out. The results show that companies employ diverse competitive strategies as well have different levels of automation and IT support in their tasks. Although issues related to cost, labor and training are still considered limiting factors in the implementation of support systems, some companies employ IT in the development of differentiated competitive strategies, which gives them better conditions to operate in the market. The main results of this work include, in addition to the discussion of the IT support to competitive strategies of the companies: the presentation of a scenario of the local footwear industry from the survey data, which confirmed some indications from the literature; the creation of a model of IT used by companies that includes their driving elements (legal and industry requirements, administrative complexity and support of the competitive strategy); the theoretical and practical identification of strategic actions supported by IT elements; and the discussion about how IT can help the development of competitive strategies through the support of administrative operations and the creative elements of them.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstratégia competitivapor
dc.subjectTecnologia de informaçãopor
dc.subjectIndústria calçadistapor
dc.subjectCompetitive strategyeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectFootwear industryeng
dc.titleEstratégias competitivas e tecnologia de informação no polo calçadista de Jaú/SPpor
dc.title.alternativeCompetitive strategies and information technology at the footwear industry of Jaú/SPeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234923460537082por
dc.description.resumoEsta tese se destina a investigar a forma como a tecnologia de informação (TI) pode apoiar a formulação e a implementação de estratégias competitivas em empresas de pequeno e médio porte no polo calçadista de Jaú / SP. O desenvolvimento tecnológico nas áreas de informática e telecomunicações, principalmente a partir do final do século XX, resultou em alterações dramáticas na sociedade e, dentre os efeitos mais visíveis, está o aumento da capacidade de comunicação e de acesso à informação. Junto com o desenvolvimento de equipamentos, diversos sistemas e métodos foram criados e implantados para sustentar e aperfeiçoar diversas atividades empresariais: desde o simples tabelamento de clientes até a completa gerência das atividades através de sistemas como os ERP (Enterprise Resource Planning). Apesar do desenvolvimento da TI, as empresas fazem pouco uso da tecnologia no apoio do desenvolvimento e implantação de suas estratégias competitivas. Poucos trabalhos na literatura da área discutem essa relação de suporte à estratégia competitiva, em especial na indústria de calçados, onde a literatura é escassa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: foi feita uma pesquisa survey, com o objetivo de coletar dados sobre o estado geral do APL (arranjo produtivo local) em relação aos produtores de calçados e suas estratégias competitivas e em seguida realizados 5 estudos de casos. Os resultados mostram que as empresas empregam diversas estratégias competitivas, bem como diferentes níveis de automação e suporte de TI em suas tarefas. Apesar de questões relacionadas a custo, mão de obra e treinamento ainda serem consideradas limitantes na implantação de sistemas de suporte, algumas empresas empregam a TI no desenvolvimento de estratégias competitivas diferenciadas, o que lhes proporciona melhores condições para atuar no mercado. Os principais resultados deste trabalho incluem, além da discussão do suporte de TI a estratégias competitivas das empresas: a apresentação de um cenário da indústria local de calçados a partir dos dados da survey, que confirmaram algumas indicações da literatura; a criação de um modelo de uso de TI pelas empresas que inclui seus elementos impulsionadores (requisitos legais e da indústria, complexidade administrativa e suporte da estratégia competitiva); a identificação teórica e prática de ações estratégicas suportadas por elementos de TI e a discussão sobre como a TI pode auxiliar o desenvolvimento de estratégias competitivas através do suporte a operações administrativas e aos elementos criativos das mesmas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record