Consumo regular de verduras e legumes no extremo oeste da Amazônia brasileira
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de São Carlos
Resumo
O consumo regular de verduras e legumes tem evidenciado diversos benefícios à saúde, desde o bom
funcionamento do organismo à redução do risco de morte. O Brasil apresenta níveis de obesidade
alarmantes, em especial o Acre que ocupa uma das primeiras posições entre as capitais. Efetuamos estudo
transversal em Mâncio Lima, no Acre, para analisar a prevalência e os fatores associados ao consumo
regular de verduras e legumes por moradores do município. Foram investigados 820 indivíduos no ano de
2012. A prevalência geral de consumo regular de verduras e legumes foi de 60,8%. Os fatores associados
a esse consumo foram: consumo de doces igual ou superior a 5 dias na semana (OR = 1,6, IC 95%= 1,13
– 2,27, p = 0,008), consumo de carnes igual ou superior a 5 dias na semana (OR = 1,51, IC 95%= 1,09 –
2,1, p = 0,013) e consumo de frutas igual ou superior a 5 dias na semana (OR = 2,64, IC 95%= 1,92 –
3,64, p < 0,001). Idade igual ou maior que 50 anos teve associação ao consumo de verduras e legumes
menos frequente (até 4 dias na semana). O consumo de verduras e legumes nesta população está dentro
do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e mostra associação com alimentação mais
saudável.
Descrição
Citação
GONÇALVES, Elielton dos Santos; PACHECO, João Vitor Coelho; BASTOS, Paula Rúbia Jornada; CAYOTOPA, Athaid David Escalante; SCHLOSSER, Andreus Roberto; RAMALHO, Alanderson Alves; DA SILVA-NUNES, Mônica. Consumo regular de verduras e legumes no extremo oeste da Amazônia brasileira. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 5, p. 2103-2129, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/16580.
Coleções
item.page.endorsement
item.page.review
item.page.supplemented
item.page.referenced
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
