• Raciocínio combinatório: uma proposta para professores de matemática do ensino fundamental anos finais 

      Gerdenits, Gisele Aparecida Massuela; http://lattes.cnpq.br/4887369045051484 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas, , 10/11/2014)
      This research has as main objective making a manipulative material to work sequences of activities by introducing the notion of Combinatorial Analysis in an intuitive and natural way in elementary school final years. ...
    • Raciocínio Lógico-Matemático em um aluno do ensino fundamental com Síndrome de Asperger: dupla excepcionalidade? 

      Taverna, Christiane Honorato; http://lattes.cnpq.br/3900551846856723 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Câmpus São Carlos, 26/02/2019)
      Since the late 20th century, there has been an intensifying trend of the inclusive educational system towards students belonging to the Special Education target audience (SETA), mainly in the regular educational curriculum. ...
    • Racionalidade democrática do voto : uma análise do estudo eleitoral brasileiro 

      Spinelli, Tiago Cruz; http://lattes.cnpq.br/6673819763538123 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, , 27/06/2007)
    • Racionalidade instrumental, competitividade e individualismo de estudantes universitários 

      Rodrigues, Silvana Terume Koshikene; http://lattes.cnpq.br/2070163847328362 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Educação, , 15/02/2012)
      This study aimed to understand the meaning and motivation that exist in student participation in various extracurricular activities in public universities, particularly in undergraduate research and student organizations. ...
    • Racismo e injúria racial sob a ótica do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo 

      Santos, Elaine de Melo Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/2281918252357780 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Sociologia, , 29/11/2010)
      [sem resumo]
    • Racismo na "família ferroviária": brancos e negros na Companhia Paulista em São Carlos. 

      Ferreira, Lania Stefanoni; http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4762885D8 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, , 12/07/2004)
      This research consists in a study of the relationship between white and black employees of the Companhia Paulista de Estrada de Ferro between 1930 and 1961. The aim of this research is to understand the racial relations ...
    • Raça e Estado democrático : o debate sociojurídico acerca das políticas de ação afirmativa no Brasil 

      Medeiros, Priscila Martins; http://lattes.cnpq.br/8021362429861754 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Sociologia, , 02/03/2009)
    • Raça, identidade e cidadania: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPOCS e na ANPED (1988-2003) 

      Sousa, Karina Almeida de; http://lattes.cnpq.br/7080534523571723 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Sociologia, , 06/11/2012)
      This research aimed to conduct a few works that articulated the category race to the field of education in order to verify the relevance of the role played by the school institution as it relates to ethnic-racial issue in ...
    • A radiodifusão no Brasil e a ditadura militar : o governo Médici. 

      Silva, Maurício Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6622194022254911 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, , 29/03/2007)
      This research focus on the broadcasting in the context of the military dictatorship in Brazil, during the government of Emilio Garrastazu Médici. The broadcasting beginning has been marked by the decurrently transformations ...
    • Raízes das instituições políticas brasileiras: indivíduo e estado brasileiro no pensamento político de Sérgio Buarque de Holanda e Oliveira Vianna 

      Melo, Martiniano Borges de; http://lattes.cnpq.br/8996922232315575 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Ciência Política, , 17/12/2013)
      The purpose of this study is to find and compare in the works of Sérgio Buarque de Holanda (1936) and Oliveira Vianna (1949) the reasoning which tries to demonstrate that the essential ideological uniqueness of the Brazilian ...
    • Rap e funk : a busca por voz e visibilidade 

      Figueiredo, Marina Haber de; http://lattes.cnpq.br/6196629905751152 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Linguística, Câmpus São Carlos, 16/03/2016)
      En una sociedad regida por una ideología oficial tejida por ideologías excluyentes y respaldadas por la constitución de la identidad global en detrimento de la alteridad, este trabajo se propone estudiar, a través de un ...
    • O rap e suas ressignificações 

      Teodósio, Marcela Dias; http://lattes.cnpq.br/1697979962665916 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Linguística, , 13/05/2011)
      z This study aims to analyze the linguistic practices by hip hop young activists, specially, through the artistic expression of the rap, conceived as the most expressive face of the movement, where the young people use a ...
    • Rap: relato da periferia. Um estudo da linguagem poética em Determinação, de Ferréz 

      Figuera Martínez, Valentina Antonieta; http://lattes.cnpq.br/1952195668824547 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, Câmpus São Carlos, 27/02/2019)
      El objetivo de la presente investigación es estudiar las letras de las canciones de rap de Ferréz – escritor brasileño de literatura marginal de la periferia de Sao Paulo –, a partir de una perspectiva literaria, presentándolas ...
    • Rastros e memórias : etnografia dos vaqueiros do sertão (Floresta – PE) 

      Pereira, Renan Martins; http://lattes.cnpq.br/1014932306220496 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Câmpus São Carlos, 20/04/2017)
      This dissertation is about the vaqueiros (cowboys) of the municipality of Floresta, sertão of Pernambuco (hinterland), Brazilian northeast, where I conducted my fieldwork from February to May 2016. It is an ethnography ...
    • Raymond Williams, educação escolar e currículo: proposições com base na ideia de cultura comum 

      Ferneda, Tulio; http://lattes.cnpq.br/4290518050132385 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Educação, Câmpus São Carlos, 19/12/2018)
      Esta investigación tiene como objetivo delinear posibles compromisos para un proyecto educativo alineado a la perspectiva de la cultura común de Raymond Williams. Por compromisos entendemos un conjunto de esfuerzos concretos, ...
    • Razão instrumental e preconceito : reflexões sobre o bullying 

      Antunes, Deborah Christina; http://lattes.cnpq.br/1065956470701739 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Educação, , 25/02/2008)
      This paperwork Idiscusses Ithe Iconcept Iof Ibullying, Icharacterized Ias Ia Ikind Iof school violence that occurs in students relationship. A theoretical analysis is made in the first part of this paper. Starting at ...
    • As razões trigonométricas no triângulo retângulo e as rampas de acesso 

      Arantes, Priscila Paschoali Crivelenti Vilela; http://lattes.cnpq.br/4801700882792848 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT), , 23/03/2013)
      This work is a math lesson on the triangle trigonometric ratios, using analysis of access ramps for people with special needs mobility. The mathematical content designed to be taught in grade 8/9 years of elementary school, ...
    • (Re) descobrindo outros mundos rurais por detrás dos canaviais : Um estudo do município de Piracicaba, SP e do bairro de Anhumas 

      Peres, Alice Miguel de Paula; http://lattes.cnpq.br/7474552535211807 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Câmpus São Carlos, 08/04/2015)
    • (Re)construindo sentidos: os discursos sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil 

      Cressoni, Luciana Aleva; http://lattes.cnpq.br/1632465112748859 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, Câmpus São Carlos, 17/12/2015)
      This research aims to understand the dominant circulating senses and, therefore, appear as a true effect on being a Portuguese language teacher in Brazil. Understanding that the senses are linked to the work of ideology ...
    • (Re)criar para (re)contar: O processo transcriativo de La mala hora de Gabriel García Márquez, por Ruy Guerra 

      Tavares, Ane Carolina Randig; http://lattes.cnpq.br/7013446921403880 (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, , 06/11/2013)
      A partir de una perspectiva que considera la relación entre la literatura y el cine, la propuesta de nuestra investigación es analizar cómo sucede el diálogo intersemiótico entre la película O veneno da madrugada (2006), ...