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dc.creatorMinale, Matheus Bossi
dc.date.accessioned2018-05-16T13:03:06Z
dc.date.available2018-05-16T13:03:06Z
dc.date.issued2018-03-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10041
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the competencies and characteristics of the complexity in the occupational space of the Gratified Functions in a public organization of high school, technical, technological and higher education. Being inserted in increasingly complex contexts, public organizations are faced with an increasing need to adapt their people management systems. However, there are still few studies that propose practical solutions to the challenges in the public service. Given this scene, a case study is carried out at the IFSP Campus Araraquara through the correlated analysis of multiple data sources, which are: the systematization of a theoretical reference on competencies and complexity aligned with the context of public administration; the analysis of the routines and of three institutional documents of the organization; and the questionnaires applied to the federal employees that occupy the Gratified Functions object of the study (coordinators) and their respective chiefs (directors). The analysis of the data from the proposed methodology highlights the behavioral competencies as the most important for these functions, also shows that the complexity of the work perceived by the directors is greater than the perceived by the occupants of the functions. Given these facts, the main results of the research at the IFSP Campus Araraquara point out that the work of the Gratified Functions is increasingly linked to the decisions made by its employees, thanks to the importance given to the capacity for relationship, communication and adaptation to change, as well as, that the directions and coordinations must work together in order to align institutional expectations with deliveries in the occupational space. Finally, this research aims to contribute to the proposal of a range of competencies in order to understand the issues and challenges of people management in public organizations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectEspaço ocupacionalpor
dc.subjectPublic managementeng
dc.subjectCompetencieseng
dc.subjectComplexityeng
dc.subjectOccupational spaceeng
dc.subjectGestión públicaspa
dc.subjectComplejidadspa
dc.subjectEspacio ocupacionalspa
dc.titleAnálise das competências e da complexidade no espaço ocupacional das Funções Gratificadas no IFSP Campus Araraquarapor
dc.title.alternativeAnalysis of competencies and complexity in the occupational space of the Gratified Functions in the IFSP Campus Araraquaraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ubeda, Cristina Lourenço
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696784421924024por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5395491727138921por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar as competências e características da complexidade no espaço ocupacional das Funções Gratificadas em uma organização pública de ensino médio, técnico, tecnológico e superior. Estando inseridas em contextos cada vez mais complexos, as organizações públicas passam por uma necessidade crescente para adaptar seus sistemas de gestão de pessoas. No entanto, ainda são poucos os estudos que propõem soluções práticas diante dos desafios no serviço público. Visto este cenário, realiza-se um estudo de caso no IFSP Campus Araraquara através da análise correlacionada de múltiplas fontes de dados, sendo elas: a sistematização de um referencial teórico sobre competências e complexidade alinhado ao contexto da administração pública; a análise das rotinas e de três documentos institucionais da organização; e os questionários aplicados junto aos servidores que ocupam as Funções Gratificadas alvos do estudo (coordenadores) e às suas respectivas chefias (diretores). A análise dos dados a partir da metodologia proposta destaca as competências comportamentais como as mais importantes para estas funções, também mostra que a complexidade dos trabalhos percebida pelos diretores é maior que a percebida pelos próprios ocupantes das funções. Diante destes fatos, os principais resultados da investigação no IFSP Campus Araraquara apontam que o trabalho das Funções Gratificadas está cada vez mais atrelado às decisões tomadas pelos seus colaboradores, graças à importância dada para a capacidade de relacionamento, comunicação e adaptação à mudança, bem como, que as direções e coordenações devem trabalhar conjuntamente no intuito de alinhar as expectativas institucionais com as entregas no espaço ocupacional. Por fim, esta pesquisa visa contribuir na proposta de um leque de competências a fim de compreender as questões e os desafios da gestão de pessoas nas organizações públicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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