dc.contributor.author | Frighetto, Fabiana Andréa Fracácio | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T18:48:18Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T18:48:18Z | |
dc.date.issued | 2018-03-12 | |
dc.identifier.citation | FRIGHETTO, Fabiana Andréa Fracácio. Os desafios da eficácia e o problema da evasão na formação técnica: um estudo sobre o IFSP Sertãozinho/SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10090. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10090 | |
dc.description.abstract | This work presents the problem of effectiveness in the activities developed by IFSP campus Sertãozinho from two analysis movements. In the first movement, it was intended to verify the effectiveness of the students' capacity for inclusion and qualified training, an important goal of the pedagogical projects and the mission of the Federal Institutes in the recent period, with the construction of the socioeconomic profile of the students from 2008 to 2016 in the various courses offered at the institution during the period. In the second movement, taking as a central element the permanence and conclusion of the course, it was attempted to map the size and causes of evasion in some courses of the institution (Mechanical Engineering - Baccalaureate modality, Technology in Human Resources Management - Technologist modality, Chemistry - Licenciatura modality, Chemistry Technician modality - Integrated, Technician in Administration - Concurrent / Subsequent modality and Technician in Mechanics - modality EJA). Besides the measurement of these two crucial points to evaluate the actions of the IFSP / Sertãozinho regarding the inclusion goal and the training goal, the work also presents a brief description of the history of technical education - upper and middle - in Brazil and the social and the region of insertion of the institution. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Formação técnica e profissional | por |
dc.subject | Eficácia | por |
dc.subject | Evasão e permanência | por |
dc.subject | Technical and vocational training | eng |
dc.subject | Efficacy | eng |
dc.subject | Avoidance and permanence | eng |
dc.title | Os desafios da eficácia e o problema da evasão na formação técnica: um estudo sobre o IFSP Sertãozinho/SP | por |
dc.title.alternative | The challenges of effectiveness and the problem of avoidance in technical graduation: a study on the IFSP campus Sertaozinho/SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cepêda, Vera Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4917331423373631 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o problema da eficácia nas atividades desenvolvidas pelo IFSP câmpus Sertãozinho a partir de dois movimentos de análise. No primeiro movimento, pretendeu verificar-se o tema da eficácia quanto à capacidade de inclusão e formação qualificada dos estudantes dos cursos da instituição, meta importante dos projetos pedagógicos e da missão dos Institutos Federais no período recente, com a construção do perfil socioeconômico dos alunos de 2008 a 2016 nos diversos cursos oferecidos na instituição durante o período. No segundo movimento, tomando como elemento central a permanência e conclusão do curso, procurou mapear-se o tamanho e as causas da evasão em alguns cursos da instituição (Engenharia Mecânica - modalidade Bacharelado, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - modalidade Tecnologia, Licenciatura em Química - modalidade Licenciatura, Técnico em Química modalidade - Integrado, Técnico em Administração - modalidade Concomitante/Subsequente e Técnico em Mecânica - modalidade EJA). Além da mensuração destes dois pontos cruciais para avaliar as ações do IFSP/Sertãozinho quanto à meta da inclusão e à meta de formação, o trabalho apresenta ainda uma breve descrição da história do ensino técnico - superior e médio - no Brasil e o contexto social e econômico da região de inserção da instituição. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9133578884262123 | por |