Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFrighetto, Fabiana Andréa Fracácio
dc.date.accessioned2018-05-21T18:48:18Z
dc.date.available2018-05-21T18:48:18Z
dc.date.issued2018-03-12
dc.identifier.citationFRIGHETTO, Fabiana Andréa Fracácio. Os desafios da eficácia e o problema da evasão na formação técnica: um estudo sobre o IFSP Sertãozinho/SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10090.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10090
dc.description.abstractThis work presents the problem of effectiveness in the activities developed by IFSP campus Sertãozinho from two analysis movements. In the first movement, it was intended to verify the effectiveness of the students' capacity for inclusion and qualified training, an important goal of the pedagogical projects and the mission of the Federal Institutes in the recent period, with the construction of the socioeconomic profile of the students from 2008 to 2016 in the various courses offered at the institution during the period. In the second movement, taking as a central element the permanence and conclusion of the course, it was attempted to map the size and causes of evasion in some courses of the institution (Mechanical Engineering - Baccalaureate modality, Technology in Human Resources Management - Technologist modality, Chemistry - Licenciatura modality, Chemistry Technician modality - Integrated, Technician in Administration - Concurrent / Subsequent modality and Technician in Mechanics - modality EJA). Besides the measurement of these two crucial points to evaluate the actions of the IFSP / Sertãozinho regarding the inclusion goal and the training goal, the work also presents a brief description of the history of technical education - upper and middle - in Brazil and the social and the region of insertion of the institution.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação técnica e profissionalpor
dc.subjectEficáciapor
dc.subjectEvasão e permanênciapor
dc.subjectTechnical and vocational trainingeng
dc.subjectEfficacyeng
dc.subjectAvoidance and permanenceeng
dc.titleOs desafios da eficácia e o problema da evasão na formação técnica: um estudo sobre o IFSP Sertãozinho/SPpor
dc.title.alternativeThe challenges of effectiveness and the problem of avoidance in technical graduation: a study on the IFSP campus Sertaozinho/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cepêda, Vera Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4917331423373631por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o problema da eficácia nas atividades desenvolvidas pelo IFSP câmpus Sertãozinho a partir de dois movimentos de análise. No primeiro movimento, pretendeu verificar-se o tema da eficácia quanto à capacidade de inclusão e formação qualificada dos estudantes dos cursos da instituição, meta importante dos projetos pedagógicos e da missão dos Institutos Federais no período recente, com a construção do perfil socioeconômico dos alunos de 2008 a 2016 nos diversos cursos oferecidos na instituição durante o período. No segundo movimento, tomando como elemento central a permanência e conclusão do curso, procurou mapear-se o tamanho e as causas da evasão em alguns cursos da instituição (Engenharia Mecânica - modalidade Bacharelado, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - modalidade Tecnologia, Licenciatura em Química - modalidade Licenciatura, Técnico em Química modalidade - Integrado, Técnico em Administração - modalidade Concomitante/Subsequente e Técnico em Mecânica - modalidade EJA). Além da mensuração destes dois pontos cruciais para avaliar as ações do IFSP/Sertãozinho quanto à meta da inclusão e à meta de formação, o trabalho apresenta ainda uma breve descrição da história do ensino técnico - superior e médio - no Brasil e o contexto social e econômico da região de inserção da instituição.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9133578884262123por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem