Mostrar el registro sencillo del ítem
Permanência e Evasão na Educação a Distância: uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
dc.contributor.author | Gomes, Simone Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T19:44:08Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T19:44:08Z | |
dc.date.issued | 2018-03-08 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Simone Aparecida. Permanência e Evasão na Educação a Distância: uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10092. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10092 | |
dc.description.abstract | The creation of the Federal Institutes, expanding their campuses and the increase in the supply of vacancies of distance education has provided the democratization of access to education. However, high rates of evasion are observed by those institutions, a problem that causes economic losses. In the face of this reality, this study sought to investigate what are the rates of evasion in the institution and to identify the factors that contribute to the permanence and circumvention of technical courses students following the distance offered by the Federal Institute of Education, science and technology of southern Minas Gerais-campus Muzambinho. The sample analysed was subsequent courses offered students in the distance at the polo capital of Alfenas. The obtained results demonstrated that the factors that contribute to the permanence are the support of the family and the professional recognition and the factors that contribute to the avoidance are the lack of face-to-face lessons, the difficulty of performing stage, the difficulty to understand the contents and to reconcile work with their studies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação à distância | por |
dc.subject | Permanência e êxito | por |
dc.subject | Cursos técnicos | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Permanence and success | eng |
dc.subject | Technical courses | eng |
dc.subject | Professional | eng |
dc.title | Permanência e Evasão na Educação a Distância: uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho | por |
dc.title.alternative | Permanence and Avoidance in distance education: an analysis of the subsequent courses of IFSULDEMINAS Campus Muzambinho | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Joelson Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0141039743607067 | por |
dc.description.resumo | A criação dos Institutos Federais, a expansão de seus campi e o aumento da oferta de vagas de cursos a distância proporcionou a democratização do acesso ao ensino. No entanto, altos índices de evasão são observados por essas instituições, um problema que, em última instância, causa prejuízos socioeconômicos. Diante desta realidade, buscou-se investigar quais as taxas de evasão na instituição e identificar os fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes de cursos técnicos subsequentes a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. A amostra analisada compôs-se de alunos de cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância no polo do município de Alfenas. Os resultados obtidos demonstram que os fatores que contribuem para a permanência são o apoio da família e o reconhecimento do profissional formado; já os fatores que contribuem para a evasão são a falta de aulas presenciais, a dificuldade de realizar estágio, a dificuldade de compreensão dos conteúdos e de conciliar o trabalho com os estudos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0132564022107034 | por |