Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGomes, Simone Aparecida
dc.date.accessioned2018-05-21T19:44:08Z
dc.date.available2018-05-21T19:44:08Z
dc.date.issued2018-03-08
dc.identifier.citationGOMES, Simone Aparecida. Permanência e Evasão na Educação a Distância: uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10092.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10092
dc.description.abstractThe creation of the Federal Institutes, expanding their campuses and the increase in the supply of vacancies of distance education has provided the democratization of access to education. However, high rates of evasion are observed by those institutions, a problem that causes economic losses. In the face of this reality, this study sought to investigate what are the rates of evasion in the institution and to identify the factors that contribute to the permanence and circumvention of technical courses students following the distance offered by the Federal Institute of Education, science and technology of southern Minas Gerais-campus Muzambinho. The sample analysed was subsequent courses offered students in the distance at the polo capital of Alfenas. The obtained results demonstrated that the factors that contribute to the permanence are the support of the family and the professional recognition and the factors that contribute to the avoidance are the lack of face-to-face lessons, the difficulty of performing stage, the difficulty to understand the contents and to reconcile work with their studies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectPermanência e êxitopor
dc.subjectCursos técnicospor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectPermanence and successeng
dc.subjectTechnical courseseng
dc.subjectProfessionaleng
dc.titlePermanência e Evasão na Educação a Distância: uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinhopor
dc.title.alternativePermanence and Avoidance in distance education: an analysis of the subsequent courses of IFSULDEMINAS Campus Muzambinhoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Joelson Gonçalves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141039743607067por
dc.description.resumoA criação dos Institutos Federais, a expansão de seus campi e o aumento da oferta de vagas de cursos a distância proporcionou a democratização do acesso ao ensino. No entanto, altos índices de evasão são observados por essas instituições, um problema que, em última instância, causa prejuízos socioeconômicos. Diante desta realidade, buscou-se investigar quais as taxas de evasão na instituição e identificar os fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes de cursos técnicos subsequentes a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. A amostra analisada compôs-se de alunos de cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância no polo do município de Alfenas. Os resultados obtidos demonstram que os fatores que contribuem para a permanência são o apoio da família e o reconhecimento do profissional formado; já os fatores que contribuem para a evasão são a falta de aulas presenciais, a dificuldade de realizar estágio, a dificuldade de compreensão dos conteúdos e de conciliar o trabalho com os estudos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0132564022107034por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem