dc.contributor.author | Bassoli, Marcos Gabriel | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T19:50:58Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T19:50:58Z | |
dc.date.issued | 2018-03-12 | |
dc.identifier.citation | BASSOLI, Marcos Gabriel. A internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10093. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10093 | |
dc.description.abstract | The internationalization of educational policies is a relevant theme, especially considering the constant changes in the international system. On this way, this dissertation aims to analyze how the process of internationalization of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sao Paulo has occurred, by mapping and verifying its institutional and structural aspects to better visualize the spaces, paths and opportunities of the institution. For this purpose, the research relied primarily on the historical survey related to the origins of brazilian technical and technological education system, in order to identify the origins and peculiarities of this institution for later observation of its characteristics in relation to the international insertion. In the sequence, the study was based on the analysis of the purposes and causes of the international cooperation for the development and in what forms the thematic of the education is introduced in this context, also looking for the actual position of the Brazilian internationalization of superior education. The third and last part had the specific goal to analyze how IFSP's international insertion actions have been processed to the date, describing its institutional characteristics and program coverage, culminating in conclusions about the potentialities and possible paths to be followed by this government entity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | IFSP | por |
dc.subject | Internacionalização da educação | por |
dc.subject | Cooperação internacional | por |
dc.subject | Internationalization of education | eng |
dc.subject | International cooperation | eng |
dc.title | A internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rigolin, Camila Carneiro Dias | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2388584081961836 | por |
dc.description.resumo | A internacionalização das políticas educacionais constitui-se em tema relevante, principalmente se consideradas as constantes mudanças do sistema internacional. Nesse sentido, essa dissertação se propôs a analisar de que forma tem ocorrido o processo de internacionalização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, ao mapear e verificar seus aspectos institucionais e estruturais para melhor visualização dos espaços, caminhos e oportunidades da instituição. Para tanto, a composição contou primeiramente com o levantamento histórico relacionado às origens do ensino técnico e tecnológico brasileiro, a fim de que fossem identificadas as origens e particularidades desta instituição para posterior observação de suas características em relação à inserção internacional. Em sequência, o estudo pautou-se na análise dos propósitos e causas da cooperação internacional para o desenvolvimento e de que formas a temática da educação foi introduzida nesse contexto, observando também em que posicionamento se encontram as relações de intercambio educacional do Brasil. A terceira e última parte teve como mote específico analisar como se processaram as ações de inserção internacional do IFSP até a presente data, descrevendo suas características institucionais e abrangência de programas, para que assim fossem apontadas conclusões sobre as potencialidades e caminhos possíveis a serem seguidos por este ente governamental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO::INSTITUICOES GOVERNAMENTAIS ESPECIFICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3415820350379538 | por |