Show simple item record

dc.contributor.authorPetrilli, Fernando Moura Fabbri
dc.date.accessioned2018-06-06T14:14:02Z
dc.date.available2018-06-06T14:14:02Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.identifier.citationPETRILLI, Fernando Moura Fabbri. O Pensamento Lean na gestão de processos de mobilidade acadêmica nacional em uma instituição de ensino superior pública: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10134.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10134
dc.description.abstractIn the Brazilian Universities, one of the great possibilities of complementary formation with strong academic, cultural and social enrichment for students, teachers and technical-administrative is the participation in programs of academic mobility. In order for academic mobility to take place, a series of actions are necessary to ensure the success of its proposal, from the dissemination of opportunities to the return of the exchange student to his home institution. "Lean Thinking", has its origins in the automotive industry and has promoted a revolution in industrial management models by directing its actions to the customer's interests, through continuous process improvements, elimination of waste and focus on total quality. As a result, the successes achieved by this management method have been adapted to improve processes in other sectors, such as administrative services, including those related to public administration, and the Lean Office has emerged. In this context, the present work aims to present a case study about the management of processes directed to Academic Mobility in a Federal Institution of Higher Education by the methodology of mapping SIPOC processes. The results obtained demonstrate the existence of operational waste points in the actions carried out and present suggestions for improvements in the processes so that the activities are more objective and agile to all involvedeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMobilidade acadêmicapor
dc.subjectGestão de processospor
dc.subjectAcademic mobilityeng
dc.subjectProcess managementeng
dc.subjectLean Officeeng
dc.titleO Pensamento Lean na gestão de processos de mobilidade acadêmica nacional em uma instituição de ensino superior pública: um estudo de casopor
dc.title.alternativeLean thinking on management of national academic mobility processes in a public higher education institution: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoNas Universidades brasileiras, uma das grandes possibilidades de formação complementar com forte enriquecimento acadêmico, cultural e social para estudantes, docentes e técnico-administrativos é a participação em programas de mobilidade acadêmica. Para que a mobilidade acadêmica aconteça, uma série de ações se faz necessária para garantir o êxito de sua proposta, desde a divulgação das oportunidades até o retorno do intercambista à sua instituição de origem. O “Pensamento Enxuto”, traduzido do inglês “Lean Thinking”, tem sua origem na indústria automobilística e promoveu uma revolução nos modelos de gestão industrial por direcionar suas ações ao atendimento dos interesses dos clientes, por meio de melhorias contínuas de processos, da eliminação de desperdícios e foco na qualidade total. Com isso, rapidamente os êxitos alcançados por este método de gestão passaram a ser adaptados para melhoria de processos em outros setores, como o de serviços administrativos, incluindo aqueles ligados à administração pública, fazendo surgir o Lean Office (escritório enxuto). Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso sobre a gestão de processos direcionados a Mobilidade Acadêmica em uma Instituição Federal de Ensino Superior pela metodologia de mapeamento de processos SIPOC. Os resultados obtidos demonstram a existência de focos de desperdício operacional nas ações realizadas e fomentam sugestões de melhorias nos processos para que as atividades sejam mais objetivas e ágeis para todos os envolvidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4424203999560942por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record