Mostrar el registro sencillo del ítem
Aplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do ensino fundamental
dc.contributor.author | Gumieri, Antonio Cláudio | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T11:05:46Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T11:05:46Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.citation | GUMIERI, Antonio Cláudio. Aplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10191. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10191 | |
dc.description.abstract | This research presents a proposal of contextualizing Geometry teaching, for Elementary School (stag e II) students, exploring the concepts of regular polygons. First of all, some theoretical concepts about the subject were presented to the students, with the aim of simulating their interest for investigation in this Geometry field. To contextualize this knowledge, it was developed the idea of tessellation: students were presented to several parts in the format of different regular polygons, to use them to tile a plane. It was observed the students were interested to know more about the history of tessellation, as well as how could the tiles be arranged in different formats. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ladrilhamento do plano | por |
dc.subject | Polígonos regulares | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Idea of tessellation | eng |
dc.subject | Regular polygons | eng |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.title | Aplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma proposta de contextualização para o ensino da Geometria, para alunos do Ensino Fundamental II, explorando os conceitos de polígonos regulares. Em primeiro lugar, alguns conceitos teóricos sobre o assunto foram apresentados aos alunos, com o objetivo de estimular o interesse pela investigação nesse campo da Geometria. Para contextualizar esse conhecimento, foi desenvolvida a ideia de ladrilhamento do plano: os alunos receberam peças no formato de polígonos regulares usando-os para ladrilhar um plano. Observou-se que os alunos se interessaram por saber mais sobre a história do ladrilhamento, como também sobre as diferentes formas que as peças poderiam ser organizadas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0936019942599738 | por |