Show simple item record

dc.contributor.authorCastelani, Gisele Aparecida Zutin
dc.date.accessioned2018-06-28T19:25:37Z
dc.date.available2018-06-28T19:25:37Z
dc.date.issued2018-03-08
dc.identifier.citationCASTELANI, Gisele Aparecida Zutin. Transgêneras nos espaços universitários - as alunas trans. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10224.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10224
dc.description.abstractTo be able to meet the demands of the transgendered students at the Federal University of São Carlos (UFSCar), in order to make the university a more favorable place for coexistence among the different ones and respect for diversity is the proposal of this dissertation. It is believed that within this educational space the flags of struggles should be better discussed and worked on, contributing with answers or proposals that can promote equity, ensuring that differences in identity are valued and that institutional processes adapt to differences. For the construction of the field in which this research is inserted, there are knowledge such as sexuality, transgender people, inclusive public policies in higher education, the pros and cons of affirmative actions, UFSCar and its policy of affirmative action and assistance, which includes the Secretariat for Affirmative Actions, Diversity and Equity (SAADE). As methodology we have Oral History. Their choice proved to be a source of social reading that begins with the individual, then opens the range for their collectivity and through the unveiling of reality presented by them we can contribute to the construction of solutions and interventions. The main difficulty in the research was the acceptance of transgendered students participating in the research. However, the research was qualitative rather than quantitative. Four transgender students from UFSCar were interviewed, one being a dropout. There was a shady scenario for trans within the Institution, but the presence of SAADE offers comfort, support, representation to them. All of them presented proposals for a better university and all were unanimous in highlighting the importance of raising the awareness of all staff, especially teachers and reception staff of transgender people. As a conclusion, the proposal is that, besides being a rich source of contribution along with alternatives that may minimize the situations raised and be a source for future research on the subject in question, it may result in practical actions, educational and informative actions, so that they can help the University not only in its institutional policies but also in being a pleasant space of learning and no longer a place of exclusion and invisibility.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTransgêneraspor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectEspaços universitáriospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPolíticas institucionaispor
dc.subjectRightseng
dc.subjectUniversity spaceseng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectInstitutional policieseng
dc.titleTransgêneras nos espaços universitários - as alunas transpor
dc.title.alternativeTransgeners in university spaces - transeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pimentel, Andréa Eloisa Bueno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330438553830026por
dc.description.resumoConhecer para poder atender as demandas das alunas transgêneras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a fim de tornar a universidade um local mais favorável à convivência entre os diferentes e o respeito às diversidades é a proposta desta dissertação. Acredita-se que dentro deste espaço educativo as bandeiras de lutas devem ser melhor discutidas e trabalhadas, contribuindo com respostas ou propostas que possam promover a equidade, garantindo que as diferenças identitárias sejam valorizadas e que os processos institucionais se adaptem às diferenças. Para a construção do campo no qual esta pesquisa se insere, apresentam-se saberes como sexualidade, pessoas transgêneras, as políticas públicas inclusivas no ensino superior, os prós e os contras das ações afirmativas, a UFSCar e sua política de ações afirmativas e assistências. Como metodologia temos a História Oral.Sua escolha mostrou ser uma fonte de leitura social que começa com o indivíduo, abrindo depois o leque para sua coletividade e através do desvelamento da realidade apresentada por elas podemos contribuir para a construção de soluções e intervenções. O principal desafio na pesquisa foi o aceite de alunas transgêneras participarem da pesquisa. Porém, a pesquisa teve caráter qualitativo e não quantitativo. Foram entrevistadas quatro alunas transgêneras da UFSCar, sendo uma desistente. Encontrou-se um cenário sombrio para as trans dentro da Instituição, mas a presença de políticas de ações afirmativas oferecem conforto, amparo, representação a elas. Todas apresentaram propostas uma Universidade melhor e todas foram unânimes em destacar a relevância da sensibilização de todos os servidores, em especial, dos docentes e das equipes de acolhimento as pessoas trans. Como conclusão está a proposta de, além de poder ser uma rica fonte de contribuição junto à alternativas que venham minimizar as situações levantadas e ser uma fonte para futuras pesquisas sobre o tema em questão, possa ter como resultado ações práticas, ações educativas e informativas, para que possam ajudar a Universidade não só em suas políticas institucionais, mas também em ser um espaço prazeroso de aprendizagem e não mais um local de exclusão e invisibilidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9814956676596270por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record