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dc.contributor.authorJulian, Erica Ambiel
dc.date.accessioned2016-06-02T19:15:01Z
dc.date.available2014-03-06
dc.date.available2016-06-02T19:15:01Z
dc.date.issued2013-10-02
dc.identifier.citationJULIAN, Erica Ambiel. A internacionalização de empresas brasileiras e recrutamento de seus executivos: estudo de caso do grupo Gerdau. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1025
dc.description.abstractThe present research seeks to explore the influence of international studies inside companies, this study is about managers hiring for transnational companies. The globalization of Brazilian businessare driven by the desire ofnew markets and growth capital, motivate by some Brazilian companies that occupy space in the global scenario. This is a result of several factors that make easy the transition of knowledge and managerial, people and capital, creating an open world market, and to receive strong competitors who aspire to work globally with consumers and employees. The consequences for thisprocess described are diverse within the internal scenarios in each country, both for those countries that receive foreign capital,or for those countries that allow the entry of foreign products, and for those who seek new horizons. Professionals who hold positions within these organizations turn into an international model. Their executives modify the professional profile of the field, transforming the way of hiring their successors to meet international requirements. The arrival of foreign structures to local, and mainly local expertise, renews the perception that agents have on the field of disputes, best professional positions in the job market also propose changes in the type of trajectory and how they make choices for desire positions of importance. Thus, besides the economic and cultural aspects surrounding the circulation of companies, it is interesting to note the changes in the social environment and internal policy related. To better understand the phenomenon described, was used this research in the Metalúrgica Gerdau S.A., its employees and its history.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia econômicapor
dc.subjectTeoria da organizaçãopor
dc.subjectEmpresas multinacionais - aspectos políticospor
dc.subjectProsopografiapor
dc.subjectElites econômicaspor
dc.subjectGrupo Gerdaupor
dc.subjectInternacionalização de empresaspor
dc.subjectOrganization theoryeng
dc.subjectInternationalization of enterpriseseng
dc.subjectEliteseng
dc.titleA internacionalização de empresas brasileiras e recrutamento de seus executivos: estudo de caso do grupo Gerdaupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Donadone, Julio César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643906508178259por
dc.description.resumoA pesquisa procura explorar a influência de estudos internacionais no recrutamento de profissionais para postos de gerência, por empresas que passaram pelo processo de internacionalização. A expansão de empresas brasileiras, impulsionada pelos anseios de conquistar novos mercados e pelo crescimento de capital, causou um forte direcionamento de algumas empresas brasileiras em ocupar espaço no cenário global. Essa tendência é resultado de diversos fatores que facilitam o trânsito de conhecimentos e ferramentas gerenciais, pessoas e capital, criando um mercado mundial aberto à receber competidores fortes e que aspiram trabalhar em nível mundial com consumidores e trabalhadores. As consequências para o processo descrito são variadas dentro dos cenários internos de cada país, tanto para aqueles países que recebem capital estrangeiro, ou que permitem a entrada de produtos estrangeiros, quanto para aqueles que buscam novos horizontes através de seus representantes econômicos. Os profissionais que exercem cargos dentro das organizações que se transnacionalizam obedecem a um modelo internacional. Acompanhando as transformações nas empresas brasileiras, seus executivos modificam o perfil profissional do campo, transformando a forma de recrutamento de seus sucessores para atender às exigências internacionais. A vinda de estruturas alheias à cultura local e, principalmente, às expertises locais renova a percepção que os agentes têm sobre o campo das disputas por melhores posições profissionais no mercado de trabalho, causando mudanças também no tipo de trajetória de formação escolhida por aqueles que almejam cargos de importância. Dessa forma, além dos aspectos econômicos e culturais que envolvem a chegada ou envio de empresas, fábricas, pessoas e conhecimento estrangeiro aos países, é interessante ressaltar as transformações no ambiente social e político internos relativos. Para melhor entendimento do fenômeno descrito, foi usado o Grupo Gerdau S.A., seus funcionários e sua história.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5243693744850673por


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