dc.contributor.author | Paiva, Gabriela Pandeló | |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T14:28:21Z | |
dc.date.available | 2018-08-16T14:28:21Z | |
dc.date.issued | 2017-04-11 | |
dc.identifier.citation | PAIVA, Gabriela Pandeló. A construção da imagem de Hugo Chávez por documentários. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10368. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10368 | |
dc.description.abstract | The 90s in Venezuela consists in the decline of the Punto Fijo Pact, an agreement between the political elites to maintain the democratic order. In the Latin American context, this period, followed by the transition to the 21th century, can be represented by important events such as the rupture with a liberal economy and a change in the political scenario that became more interested with social issues, such as the fight against poverty. In Venezuela, the government of Hugo Chávez, a leader which support divided the nation, represents this political moment. With a controversial representation by many means of communication around the world, the aim of this research is to analyze how his image as president and leader of the Bolivarian Revolution is built. To fulfill these goals, the empirical material used are the following documentaries: "South of the Border" (Oliver Stone, 2010), "Mi Amigo Hugo" (Oliver Stone, 2014) e "Chavez: Inside the Coup" (Kim Bartleyl e Donnacha O'Briain, 2003). These films are imagetic documents pro-Chávez which registry will stay for posterity and its analysis will register the positive aspects of his legacy. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Revolução Bolivariana | por |
dc.subject | Venezuela | por |
dc.subject | Documentários | por |
dc.subject | Hugo Chávez | spa |
dc.subject | Bolivarian revolution | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.title | A construção da imagem de Hugo Chávez por documentários | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Fernando Antonio Farias de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6291864794986993 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Chaia, Vera Lucia Michalany | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2351981436811918 | por |
dc.description.resumo | Os anos 90 na Venezuela foram marcados pelo declínio do pacto Punto Fijo, um acordo entre as elites para a manutenção da ordem democrática. O contexto latino americano de transição para o século XXI, pode ser caracterizado pelo rompimento com uma economia neoliberal, bem como uma modificação do cenário político que se direciona aos interesses de cunho social, como o combate à pobreza. Na Venezuela esse momento político é marcado pelo governo de Hugo Chávez, um líder cujo apoio polarizou a população. Com uma representação midiática conflitante diante de diversos meios de comunicação ao redor do mundo, o objetivo desta pesquisa é analisar qual imagem se constrói de Chávez enquanto presidente e líder da Revolução Bolivariana. Para cumprir esse objetivo, o material empírico utilizado são os seguintes filmes documentários: "Ao Sul da Fronteira" (Oliver Stone, 2010), "Meu Amigo Hugo" (Oliver Stone, 2014) e "A Revolução não será televisionada" (Kim Bartleyl e Donnacha O'Briain, 2003). Os filmes em questão atuam como documentos audiovisuais pró-Chávez cujo registro ficará para a posteridade e, dessa forma, sua análise permitirá registrar os aspectos positivos de seu legado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | por |
dc.ufscar.embargo | 6 meses após a data da defesa | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1676514828142223 | por |