Show simple item record

dc.creatorPassos, Mateus Yuri Ribeiro da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:25Z
dc.date.available2010-06-08
dc.date.available2016-06-02T19:16:25Z
dc.date.issued2010-02-25
dc.identifier.citationPASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da Silva. A ciência que não vemos : o jornalismo literário como meio de desvelamento de ideologias e polifonia na comunicação pública da ciência. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1047
dc.description.abstractFrom a diagnosis according to which there is a gap between common people and the research and development institutions, some studies in the public communication of science aim to gather solutions for reducing it a process in which journalism may be a key tool. This paper aims to analyze science reportages published in three magazines Ciência Hoje, Pesquisa Fapesp and piauí that have narrative aspects. Since the press uses many strategies to bring its public closer to science, we assume that the immersion reportage, using literary techniques, may be a way to achieve it. This research explores the narrative and discourse construction in science journalism and how the pieces handle polyphonic discourses, in order to identify literary journalism characteristics, diversity of themes and approaches to science, as well as to select some procedures which science reporters may use in newscovering. Our corpus was analyzed in a qualitative approache according to Bakhtin s discourse theories and the propositions of Science, Technology and Society and public communication of science studies, in order to promote a better interaction between science and other forms of knowledge, and also to bring a constructive view of science.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectJornalismo científicopor
dc.subjectJornalismo literáriopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectScience, Technology and Societyeng
dc.subjectPublic communication of scienceeng
dc.subjectscience Journalismeng
dc.subjectLiterary Journalismeng
dc.subjectDiscourse and Languageeng
dc.subjectScience in the makingeng
dc.titleA ciência que não vemos : o jornalismo literário como meio de desvelamento de ideologias e polifonia na comunicação pública da ciênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miotello, Valdemir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131819326282708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137098873560200por
dc.description.resumoA partir do diagnóstico de um afastamento entre o público geral e o universo das instituições de ensino e pesquisa, os estudos em comunicação e percepção pública da ciência buscam soluções para que isso se reverta processo em que o jornalismo possui papel fundamental. Este trabalho se propõe a analisar reportagens de ciência publicadas nas revistas Ciência Hoje, Pesquisa Fapesp e piauí que apresentem características narrativas. Uma vez que a imprensa escrita por vezes utiliza variadas estratégias para aproximar seu público da atividade científica, partimos do pressuposto de que a reportagem em profundidade, com o uso de técnicas narrativas, pode suprir essa demanda. A pesquisa investiga a construção narrativa e discursiva no jornalismo científico e como as reportagens lidam com os diversos discursos presentes, com o objetivo de identificar nelas elementos do jornalismo literário, diversidade temática e as formas de abordagem da atividade científica, bem como distinguir procedimentos reprodutíveis para repórteres de ciência. O corpus foi analisado segundo as teorias discursivas de Bakhtin e as perspectivas dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e comunicação pública da ciência, de modo a promover uma interação entre ciência e outros campos do conhecimento e de trazer uma compreensão da construção social da ciência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record