dc.contributor.author | Lima, Bárbara | |
dc.date.accessioned | 2018-09-24T12:56:35Z | |
dc.date.available | 2018-09-24T12:56:35Z | |
dc.date.issued | 2015-05-02 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Bárbara. Eleições presidenciais de 2014: uma análise das agendas programáticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10494. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10494 | |
dc.description.abstract | In the current Brazilian political scenario the political propaganda are
at the center of political practices. Such centrality is enhanced during the
election period. This is when the political parties launch candidates who present
their platform of government. The Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral
(HGPE) is the central element of the campaigns and main device by which the
candidates establish direct communication and mobilize their electorate. In this
scenario, the electoral programs broadcasted on television are still the primary
sources of information and it is essential among the uncertain scenario that
"time policy" promotes among citizens (Veiga, 2002). Due the importance and
the centrality the advertisements and the media exercise in electoral periods,
the objective is to analyze the construction of the programmatic agenda of the
main running parties (PSB, PT and PSDB) through the analysis of government
programs presented to TSE and propagandas aired in HGPE for presidential
elections in 2014. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Eleições | por |
dc.subject | Campanha eleitoral | por |
dc.subject | Propaganda | por |
dc.subject | Agenda programática | por |
dc.subject | Elections | eng |
dc.subject | Electoral campaign | eng |
dc.subject | Programmatic agenda | eng |
dc.title | Eleições presidenciais de 2014: uma análise das agendas programáticas | por |
dc.title.alternative | The presidential election of 2014: an analysis of the programmatic agendas | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Fernando Antonio Farias de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6291864794986993 | por |
dc.description.resumo | No atual cenário político brasileiro, as propagandas estão no centro
das práticas políticas. Tal centralidade é acentuada durante os períodos
eleitorais. É nesse momento que os partidos políticos lançam candidatos
competitivos e apresentam a sua plataforma de governo. O Horário Gratuito de
Propaganda Eleitoral (HGPE) é o elemento central das campanhas e o
principal meio pelo qual o candidato estabelece a comunicação direta e
mobiliza seu eleitorado. Nesse cenário, os programas eleitorais exibidos na
televisão ainda são as fontes primordiais de informação e essenciais em meio
ao cenário de incerteza, que o ―tempo da política‖ promove entre os cidadãos
(VEIGA, 2002). Tendo em vista a importância e a centralidade que as
propagandas e os meios de comunicação exercem em períodos eleitorais, o
objetivo do trabalho é analisar a construção da agenda programática dos
partidos (PSB, PSDB e PT) através da analise dos programas de governo
apresentados ao TSE e as propagandas veiculadas no HGPE nas eleições
presidenciais de 2014. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2222793846274585 | por |