Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Bárbara
dc.date.accessioned2018-09-24T12:56:35Z
dc.date.available2018-09-24T12:56:35Z
dc.date.issued2015-05-02
dc.identifier.citationLIMA, Bárbara. Eleições presidenciais de 2014: uma análise das agendas programáticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10494.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10494
dc.description.abstractIn the current Brazilian political scenario the political propaganda are at the center of political practices. Such centrality is enhanced during the election period. This is when the political parties launch candidates who present their platform of government. The Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) is the central element of the campaigns and main device by which the candidates establish direct communication and mobilize their electorate. In this scenario, the electoral programs broadcasted on television are still the primary sources of information and it is essential among the uncertain scenario that "time policy" promotes among citizens (Veiga, 2002). Due the importance and the centrality the advertisements and the media exercise in electoral periods, the objective is to analyze the construction of the programmatic agenda of the main running parties (PSB, PT and PSDB) through the analysis of government programs presented to TSE and propagandas aired in HGPE for presidential elections in 2014.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEleiçõespor
dc.subjectCampanha eleitoralpor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectAgenda programáticapor
dc.subjectElectionseng
dc.subjectElectoral campaigneng
dc.subjectProgrammatic agendaeng
dc.titleEleições presidenciais de 2014: uma análise das agendas programáticaspor
dc.title.alternativeThe presidential election of 2014: an analysis of the programmatic agendaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Fernando Antonio Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291864794986993por
dc.description.resumoNo atual cenário político brasileiro, as propagandas estão no centro das práticas políticas. Tal centralidade é acentuada durante os períodos eleitorais. É nesse momento que os partidos políticos lançam candidatos competitivos e apresentam a sua plataforma de governo. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é o elemento central das campanhas e o principal meio pelo qual o candidato estabelece a comunicação direta e mobiliza seu eleitorado. Nesse cenário, os programas eleitorais exibidos na televisão ainda são as fontes primordiais de informação e essenciais em meio ao cenário de incerteza, que o ―tempo da política‖ promove entre os cidadãos (VEIGA, 2002). Tendo em vista a importância e a centralidade que as propagandas e os meios de comunicação exercem em períodos eleitorais, o objetivo do trabalho é analisar a construção da agenda programática dos partidos (PSB, PSDB e PT) através da analise dos programas de governo apresentados ao TSE e as propagandas veiculadas no HGPE nas eleições presidenciais de 2014.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2222793846274585por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record