Show simple item record

dc.contributor.authorDantas, Melina Simardel
dc.date.accessioned2018-09-25T23:37:42Z
dc.date.available2018-09-25T23:37:42Z
dc.date.issued2018-08-20
dc.identifier.citationDANTAS, Melina Simardel. Desafios contemporâneos da Ciência da Informação: influenciadores digitais como objetos de investigação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10499.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10499
dc.description.abstractConstantly, new informational practices have been strengthened by virtual and collaborative information and communication technologies in contemporary times. In this context, the (informational and communicational) practices used by digital influencers consist of a new information action, which, according to this work, have been poorly explored in the scientific perspective of Information Science (IS). In this scenario, the general objective of this research was to bring the IS closer to the new actions of production and consumption of information on the web promoted by digital influencers, analyzing how studies of these new informational practices and informational individual would fit the scope of Information Science. Based on bibliographical research and literature review, studies were carried out both to contextualize and characterize IS, information as its object of study and contemporary users of information, as well as to understand the current informational individuals and current information and communication practices, to produce relations between Information Science and digital influencers. It was noticed that IS, in its evolution as a scientific area, has become a science capable of investigating a wide range of contents, not being restricted to the technical and theoretical aspects related to information, being also in the field research related to the aspects applied and social information uses and users. The objective was to understand, describe and contextualize the digital influence and digital influencers in IS, suggesting approximations of the topic in the range of the Working Groups (WGs) of the National Meeting of Research in Information Science (ENANCIB), indicating possible tendencies for studies about digital influencers in Information Science.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInfluenciadores digitaispor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPráticas informacionaispor
dc.subjectEnancibpor
dc.subjectDigital influencerseng
dc.subjectInformationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleDesafios contemporâneos da Ciência da Informação: influenciadores digitais como objetos de investigaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.description.resumoConstantemente novas práticas informacionais têm sido potencializadas a partir do uso de tecnologias de informação e de comunicação virtuais e colaborativas na contemporaneidade. Neste contexto se inserem as práticas (informacionais e comunicacionais) exercidas por influenciadores digitais, práticas que consistem em uma nova ação da informação, que, conforme pressuposto por este trabalho, ainda tem sido pouco explorada na perspectiva científica da Ciência da Informação (CI). Neste cenário, o objetivo geral desta pesquisa foi aproximar a CI das novas ações de produção e consumo da informação na web promovidas por influenciadores digitais, analisando de que maneira estudos dessas novas práticas informacionais e deste sujeito informacional caberiam ao escopo e à abrangência da Ciência da Informação. A partir de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foram realizados estudos tanto para contextualizar e caracterizar a CI, a informação como seu objeto de estudo e os usuários da informação da contemporaneidade, como para entender os novos sujeitos informacionais e as novas práticas de informação e comunicação em vigor na atualidade, a fim de produzir aproximações entre Ciência da Informação e influenciadores digitais. Percebeu-se que a CI, em sua evolução como área científica, tornou-se uma ciência capaz de investigar uma ampla gama de conteúdos, não se restringindo aos aspectos técnicos e teóricos relativos à informação, cabendo ao campo também pesquisas referentes aos aspectos aplicados e sociais dos usos e usuários da informação. Objetivou-se assim a compreensão, a descrição e a contextualização da influência digital e dos influenciadores digitais na área de CI, sugerindo-se aproximações com o tema no âmbito das ementas dos Grupos de Trabalho (GTs) do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), indicando-se possíveis vieses para os estudos acerca de influenciadores digitais em Ciência da Informação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7343134610824006por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record