Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Gabriela Zauith Leite
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:26Z
dc.date.available2011-02-07
dc.date.available2016-06-02T19:16:26Z
dc.date.issued2010-12-08
dc.identifier.citationLOPES, Gabriela Zauith Leite. Dimensões sociais de ciência e tecnologia: representações sociais de alunos de escolas públicas de um município paulista. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1054
dc.description.abstractEducational evaluations show that Brazilian students possess low income in diverse discipline, between them sciences. In the daily one of many schools, the scientific knowledge inhabits in didactic books and not its return - what it would taken to the disinterest and the passivity. The scientific education can bring beyond the learning of the concepts, a critical and contrary vision to the positivism education. The transformations of the conceptions of science if had modified the World War II especially after, and, of some had been transferred to the education, in the education of sciences, by means of curricular lines of direction. . The objective of this research is to identify the vision of science of pupils of the average education of two public schools and to analyze its social representations of science and technology. The theoretical referencial used is the social studies of science and the technology and the STS Movement (Science, Technology and Society). The referencial adopted theoreticianmethodology is the Social Representations, which fulfill the function to understand as the knowledge circulates and as science is appropriate for the society. One is about exploratory research of qualitative nature. In the collection of data interviews with questions with 18 pupils of two public schools of the average education of Ribeirão Preto had been carried through. Software ALCESTE 4,5 was used for systematization of the data and posterior qualitative analysis. The program identified 4 classes: 1) Action of the man in the nature; 2) Technology: a treacherous easiness; 3) The two sides of science and 4) Science: research for the health? The results point with respect to construction of a social representation where science and the technology leave of being associates only to its potential of creation and solution of problems, to accumulate of stocks more critical meanings. The citizens of this research associate the benefits of science to the cure of illnesses and the curses to the wars and the interests for the profit. The knowledge shared for the pupils on the impact of science and the technology in the society sample that these are conscientious of the curses that the scientific progress causes in the environment. The proposal of dialogue and the insertion of social dimensions in the education of sciences open way for science are of the laboratories and inside of the Brazilian realitie.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectEstudos sociais - ciência e tecnologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEducação CTSpor
dc.subjectSocial studies of science and the technologyeng
dc.subjectCTS educationeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.titleDimensões sociais de ciência e tecnologia: representações sociais de alunos de escolas públicas de um município paulistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ogata, Márcia Niituma
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274294833403570por
dc.description.resumoAvaliações educacionais mostram que estudantes brasileiros possuem baixo rendimento em diversas disciplinas, entre elas ciências. No cotidiano de muitas escolas, o conhecimento científico reside nos livros didáticos e não a sua volta - o que levaria ao desinteresse e a passividade. As transformações das concepções de ciência se modificaram especialmente após a II Guerra Mundial, e, de alguma foram transferidas à educação, no ensino de ciências, por meio de diretrizes curriculares. A educação científica pode trazer, além da aprendizagem dos conceitos, uma visão crítica e participativa, contrária à educação bancária e positivista. O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais de ciência e tecnologia de alunos do ensino médio de duas escolas públicas. O referencial teórico utilizado permeia os estudos sociais da ciência e da tecnologia com o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Trata-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa e o referencial teórico-metodológico adotado foi o da Teoria das Representações Sociais, a qual cumpre a função de compreender como o conhecimento circula e como a ciência é apropriada pela sociedade. Foram realizadas entrevistas com questões norteadoras com 18 alunos de duas escolas públicas do ensino médio de Ribeirão Preto. O software ALCESTE 4.5 foi utilizado para sistematização dos dados e para posterior análise qualitativa. Foram identificadas 4 classes: 1) ação do homem na natureza; 2) tecnologia: uma facilidade traiçoeira; 3) os dois lados da ciência e 4) ciência: pesquisa pela saúde? Os resultados apontam para construção de uma representação social em que a ciência e a tecnologia deixam de ser associadas apenas ao seu potencial de criação e à solução dos problemas, para abarcarem significados mais críticos. Os sujeitos dessa pesquisa associam os benefícios da ciência à cura de doenças, como Aids e câncer, e os malefícios às guerras e aos interesses pelo lucro. O conhecimento compartilhado pelos alunos sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade mostra que estes estão cientes dos malefícios que o progresso científico acarreta no meio ambiente. A proposta dialógica e a inserção de dimensões sociais no ensino de ciências abrem caminho para a ciência fora dos laboratórios e dentro da realidade brasileira.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5471419148058887por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record