Show simple item record

dc.contributor.authorOrlandini, Romulo Augusto
dc.date.accessioned2018-10-11T14:30:00Z
dc.date.available2018-10-11T14:30:00Z
dc.date.issued2012-08-22
dc.identifier.citationORLANDINI, Romulo Augusto. O discurso eleitoral da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo na campanha eleitoral de 2010. 2012. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10576.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10576
dc.description.abstractThe objective of this thesis was to discuss the election of 2010 under the bias of print journalism. The analysis was made by the editorial in the Folha de S.Paulo and O Estado de S.Paulo. We had as hypothesis that newspapers represent concepts and ideas of the reading public medium that would influence the editorial published in the coverage of the three major presidential candidates. Then, we compare the final result of the election with the different approaches of the editorials in relation to candidates in order to know whether an editorial could influence the election or not. The theory was founded on the philosophy of language, concept and method created by Mikhail Bakhtin and based on ideological correctness of the text and context, relating the socio-historical moment. The theory was founded on the philosophy of language, concept and method created by Mikhail Bakhtin and based on the correlation of the text and ideological context, relating the socio-historical moment. The qualitative results showed that O Estado de S.Paulo quoted 14.02% of 442 collected texts cited presidential candidates, while the Folha de S.Paulo quoted presidential candidates in 22.8% of 285 texts - with the name appearing Rousseff on average 59 times, Jose Serra quoted 37.5 and Marina Silva quote 10.5. The qualitative result proved the trajectory of incandescent Election: Nine themes were prevalent in newspaper articles and revealed a complex scenario of the race to the presidency. We observed that the effect of former President Luiz Inacio Lula da Silva and political scandals have earned high relief - generating protests from editorial writers - highlighting the role of the press watchdog - to the point of the O Estado de S.Paulo first take position in an election. In the other one was related issues directly with the electoral rules, the relationship with government plans while the other (FARC, Abortion/religion and Privatization) resumed discourses that traditionally appear at critical moments in which it is called when it is necessary to trigger the review publiceng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEleição 2010por
dc.subjectEleições no Brasilpor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEditoriaispor
dc.subjectFilosofia da linguagempor
dc.subjectMikhail Bakhtinpor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectCiência políticapor
dc.subjectLulapor
dc.subjectElection 2010eng
dc.subjectElections in Brazileng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectPublishingeng
dc.subjectPhilosophy of languageeng
dc.subjectMikhail Bakhtineng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectPolitical scienceeng
dc.subjectLulaeng
dc.titleO discurso eleitoral da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo na campanha eleitoral de 2010por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Fernando Antonio Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291864794986993por
dc.description.resumoO objetivo desta tese foi abordar a Eleição de 2010 sob o viés do jornalismo impresso. A análise foi feita pelos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Tínhamos como hipótese primeira que os jornais representam conceitos e ideias do público leitor médio, o que influenciaria no que os editoriais publicaram na cobertura dos três principais candidatos à presidência. Depois, buscamos comparar o resultado final do pleito com as diversas abordagens dos editoriais em relação aos candidatos a fim de saber se um editorial poderia influenciar ou não a eleição. A base teórica foi fundada na Filosofia da Linguagem, conceito e método criado pelo russo Mikhail Bakhtin que se apoia na correlação ideológica do texto e contexto, relacionando o momento sócio-histórico. O resultado qualitativo mostrou que O Estado de S.Paulo citou 14,02% de 442 textos coletados citavam os presidenciáveis, enquanto a Folha de S.Paulo citou os presidenciáveis em 22,8% dos 285 textos – com o nome de Dilma Rousseff aparecendo em média 59 vezes, José Serra 37,5 citação e Marina Silva com 10,5. O resultado qualitativo mostrou a trajetória candente da Eleição: nove temas foram preponderantes nos textos jornalísticos e revelaram um cenário complexo da corrida ao Palácio do Planalto. Pudemos constatar que o efeito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os escândalos políticos ganharam alto relevo – gerando protestos dos editorialistas – ressaltando o papel da imprensa cão de guarda – até o ponto do O Estado de S.Paulo pela primeira vez assumir posição em uma eleição. Nos demais temas um foi relacionado diretamente com as regras eleitorais, a relação com os planos de governo enquanto os outros (FARC, Aborto/religião e Privatização) reassumiram discursos que aparecem tradicionalmente nos momentos críticos em que se é convocado quando é preciso acionar a opinião pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0134197554076226por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record