Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMenezes, Leonardo
dc.date.accessioned2018-10-30T23:27:26Z
dc.date.available2018-10-30T23:27:26Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.identifier.citationMENEZES, Leonardo. O Desenvolvimento da agroecologia e as instituições do campo científico agrário. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10624.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10624
dc.description.abstractThis work is a theoretical effort that aims to give light to a debate about the formation and development of a paradigm into scientific knowledge. More specifically the proposal is to analyze some aspects about how the scientific institutions, understood as the rules, the organization and the structure, develop a new paradigm. To reach the objectives of this work, we will analyze the case of Agroecology, a self-titled new science with a new paradigm. In order to give an account of our case study, we have based the social studies of science from the writings of Thomas Kuhn and Pierre Bourdieu, given basis to the concepts of paradigm and social fields, that we use to analyze agroecological field, and the scientific field. The paper analyzes the science, based in social analyzes of science, and the formation of the agroecological field, trying to understand what are the assumptions that compose it as a new paradigm. With this in hand, the paper analyzes the adequacy of this field to the national scientific institutions, identifying how the teaching and research is composed at the existing rules for universities and research institutes, for which analyzes two cases, in undergraduate, and three postgraduate studies. From this analysis, the work concludes that this adequacy tends to provoke a predominance of some areas of knowledge towards others, reaching some of the assumptions of the paradigm in question.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectParadigmapor
dc.subjectCampo científicopor
dc.subjectCampo agroecológicopor
dc.subjectInstituiçõespor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectParadigmeng
dc.subjectScientific fieldseng
dc.subjectAgroecology fieldeng
dc.subjectInstitutionseng
dc.titleO Desenvolvimento da agroecologia e as instituições do campo científico agráriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.description.resumoEste trabalho é um esforço teórico que tem por fim dar luz e debater sobre a formação, e desenvolvimento de um paradigma dentro do conhecimento científico. Mais especificamente, a proposta é analisar alguns aspectos sobre o papel das instituições científicas, compreendidas como as regras, a organização e a estrutura, no desenvolvimento de um novo paradigma do conhecimento científico. Para atingirmos os objetivos deste trabalho, analisaremos o caso da Agroecologia enquanto uma ciência que se auto-intitula portadora de um novo paradigma. Para dar conta do nosso estudo de caso, tomamos como base os estudos sociais da ciência a partir dos escritos de Thomas Kuhn, e de Pierre Bourdieu, dando embasamento sobre os conceitos de paradigma, e das análises acerca dos campos sociais, que tomamos aqui por meio do campo agroecológico, e do campo científico. O trabalho realiza um aprofundamento sobre as análises sociais da ciência, e sobre a formação do campo agroecológico, tentando compreender também quais são os pressupostos que o compõem enquanto um novo paradigma. Tendo isso em mãos, o trabalho analisa a adequação deste campo às instituições científicas nacionais, identificando como se compõe o ensino e a pesquisa a partir das regras existentes para as universidades e institutos de pesquisa, e para isso, analisa dois casos de cursos de graduação, e três casos de cursos de pós-graduação. A partir desta análise apresentada, o trabalho conclui que essa adequação tende a provocar uma predominância de algumas áreas do conhecimento para com outras, atingindo alguns dos pressupostos do paradigma em questão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICA::TEORIA POLITICA CONTEMPORANEApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5380094265147646por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem