dc.contributor.author | Pina, Marcos Roberto Mariano | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T13:00:00Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T13:00:00Z | |
dc.date.issued | 2018-09-11 | |
dc.identifier.citation | PINA, Marcos Roberto Mariano. Work hard, party harder: o trabalho dos DJs no lazer noturno paulistano. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10679. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10679 | |
dc.description.abstract | This research analysed the work of DJs in the city of São Paulo, who are responsible for the creation and presentation of musics resulting from interventions in existing musics. The discussion revolved around the values articulated in the process of identifying DJs as workers, considering the distinctive elements of artistic and musical work, historically distant from traditional representations of productive work. This study case opens the way to rethink conceptual pairs of sociology of work, such as polyvalence/specialization, formality/informality, creativity/reproducibility, autonomy/subordination. DJs are inserted in the context of an increasing valuing of self-employment, where what was previously perceived as a precarious situation, now ends up positively resignified in the semantic field of ‹ cultural entrepreneurship ›. The trajectories of the DJs point to a borderline position, located between the discourses of the ‹ professionalization › of the musical work, as a collective effort of regularization, and the discourses of the maintenance of the creative autonomy. Social networks play a leading role in the access of DJs to the market, explaining the relevance of informal partnerships for surveying the presentation opportunities. It is an activity that has always endured the direct consequences of intermittency and informality, born in a context of flexibility, in which the ideals of learned skills and innate ‹ talent › are confronted. The research methodology was qualitative, based on field observation, visiting DJs presentation from different musical styles in São Paulo, as well as semi-structured interviews. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | DJs | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Produção musical | por |
dc.subject | Music production | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Leisure | eng |
dc.title | Work hard, party harder: o trabalho dos DJs no lazer noturno paulistano | por |
dc.title.alternative | Work Hard, Party Harder: the work of the DJs in the São Paulo nightlife | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Jacob Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9244132532446607 | por |
dc.description.resumo | Esta tese desenvolveu uma análise do trabalho dos DJs da cidade de São Paulo, que são os responsáveis pela criação e apresentação de músicas inéditas e/ou resultantes de intervenções em músicas de terceiros. A discussão girou em torno dos valores articulados no processo de identificação dos DJs como trabalhadores, considerando os elementos distintivos do trabalho artístico e musical, historicamente distantes das representações tradicionais sobre trabalho. Este tema abre caminho para repensar pares conceituais, como polivalência e especialização, formalidade e informalidade, criatividade e reprodutibilidade, autonomia e subordinação. Os DJs se inserem no contexto de valorização do trabalho por conta própria, onde o que antes era percebido enquanto situação de precariedade, agora acaba ressignificado positivamente no campo semântico do « empreendedorismo ». As trajetórias acompanhadas apontam para uma posição limítrofe dos DJs, localizada entre os discursos sobre a « profissionalização » do trabalho artístico e musical, buscada por um esforço coletivo de regularização, e os discursos sobre a manutenção da autonomia criativa, mobilizando ambas as representações estrategicamente. As redes sociais resguardam um papel protagonista no acesso dos DJs ao mercado de trabalho, possibilitando uma aplicação do conceito de « capital social » na explicação da relevância das parcerias informais para o levantamento dos convites de apresentação. Trata-se de uma atividade que sempre conviveu com as consequências diretas da intermitência e da informalidade, que nasceu em um contexto de flexibilização, no qual se confrontavam os ideais da técnica aprendida e do « talento » inato. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, e baseada na observação de campo, visitando apresentações de DJs de diferentes estilos musicais em São Paulo, bem como em entrevistas semi-estruturadas, para verificar as especificidades das negociações dos contratos e das remunerações. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2014/08098-2 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7763913593471267 | por |