Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Arthur Dias de
dc.date.accessioned2018-12-07T12:37:57Z
dc.date.available2018-12-07T12:37:57Z
dc.date.issued2018-04-19
dc.identifier.citationSOUZA, Arthur Dias de. Lourenço Mutarelli, a imagem e a palavra: concepções pós-autônomas sobre quadrinhos e literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10770.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10770
dc.description.abstractConsidering the absence of universalizing concepts capable of evaluating the transformations in the artistic field in the contemporary period, this research proposes ways of developing critical work through a theoretical and methodological framework that privileges the description of artistic productions to approximate the aesthetic fact (CANCLINI, 2016a). The general objective of this research is to decant from the problematizations of the comic book of Lourenço Mutarelli, entitled A caixa de areia: ou eu era dois em meu quintal (2006), a conception of artistic making that allows the development of an instrument of analysis for the novel by the same author, O natimorto: um musical silencioso (2009). Thus, it is intended to elaborate a methodology to present the process of constitution of Mutarelli's productions from his own artistic work, understanding how the process of problematic formalization of this artist is structured, a concept proposed by Flora Süssekind (2013) for the analysis of articulation of verbal and nonverbal elements in the composition of the literary text. From what critics identify as a supposed plastic record (SÜSSEKIND, 2013) present in the novel O natimorto, I establish research paths to think about the problematizations of limits and boundaries that destabilize the autonomy of the artistic field and the separation of the different arts. To do so, I base myself on Jacques Rancière's (2005) conception of distribution of the sensible, in order to investigate the relations between word and image within what the philosopher understands as the regimes of identification of the arts. In the contemporary period, the aesthetic regime of the arts is in operation, responsible for a disarray of the relations between word and image, between literature and other arts. In this sense, Florencia Garramuño's notion of a literature understood as an expanded literary and critical field, in which different formats and medias are intertwined, helps this research on how the literary can be configured in the contemporary Brazilian scenario.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectPartilha do sensívelpor
dc.subjectMutarelli, Lourenço, 1964-por
dc.subjectContemporary brazilian literatureeng
dc.subjectComiceng
dc.subjectThe distribution of the sensibleeng
dc.titleLourenço Mutarelli, a imagem e a palavra: concepções pós-autônomas sobre quadrinhos e literaturapor
dc.title.alternativeLourenço Mutarelli, image and word: post-autonomous conceptions about comics and literatureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rocha, Rejane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5669300635333699por
dc.description.resumoTendo em vista a ausência de conceitos universalizantes capazes de avaliar as transformações no campo artístico no período contemporâneo, esta pesquisa propõe formas de desenvolver o trabalho crítico por meio de um quadro teórico e metodológico que privilegia a descrição das produções artísticas para aproximação do fato estético (CANCLINI, 2016a). O objetivo geral desta pesquisa é decantar das problematizações da história em quadrinhos de Lourenço Mutarelli, intitulada A caixa de areia: ou eu era dois em meu quintal (2006), uma concepção de fazer artístico que permita o desenvolvimento de um instrumental de análise para o romance do mesmo autor, O natimorto: um musical silencioso (2009). Assim, pretende-se elaborar uma metodologia para apresentar o processo de constituição das produções de Mutarelli a partir de seu próprio fazer artístico, compreendendo como se estrutura o processo de formalização problemático desse artista, conceito proposto por Flora Süssekind (2013) para a análise da articulação de elementos verbais e não verbais na composição do texto literário. A partir do que a crítica identifica como um registro plástico suposto (SÜSSEKIND, 2013) presente no romance O natimorto, estabeleço caminhos de investigação para pensar as problematizações dos limites e fronteiras que desestabilizam a autonomia do campo artístico e a separação entre as diferentes artes. Para tanto, baseio-me na concepção de Jacques Rancière (2005) de partilha do sensível, de modo a investigar as relações entre a palavra e a imagem no interior do que o filósofo compreende como os regimes de identificação das artes. No período contemporâneo, está em funcionamento o regime estético das artes, responsável por uma desierarquização das relações entre a palavra e a imagem, entre a literatura e as outras artes. Nesse sentido, a noção de Florencia Garramuño (2014) de uma literatura entendida como um campo literário e crítico expandido, em que se entrecruzam meios e suportes diversos, auxilia esta pesquisa a pensar como o literário pode se configurar no cenário brasileiro contemporâneo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9663402992177603por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record