Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Mateus dos
dc.date.accessioned2018-12-07T18:46:15Z
dc.date.available2018-12-07T18:46:15Z
dc.date.issued2018-06-27
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus dos. Modelo para o Projeto de Planos de Ensino em Plataformas Computacionais Móveis. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10780.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10780
dc.description.abstractMobile platforms can provide teaching programs that favor student learning. The characteristics of autonomy and personalization of mobile devices are factors that reinforce this. However, designing a teaching program requires an increased attention from the educator due to the particularities of the mobile platforms. This proposal presents a model for projects of mobile teaching studies. This model presents six steps for the elaboration of study plans considering as characteristics of autonomy of the student. This model was tested through an application for data storage machines and the application of tools for the use of a search engine tool. The application was designed according to the steps determined by the model and tested with the group of people. The results of the tests were satisfactory, thus concluding a viability of the proposed model. These charges refer to the use of the model for other systems that use mobile platforms.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectTabletspor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleModelo para o Projeto de Planos de Ensino em Plataformas Computacionais Móveispor
dc.title.alternativeModel for the Project of Work Plans in Mobile Computing Platformseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ciferri, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8382221522817502por
dc.description.resumoPlataformas móveis podem prover programas de ensino que favoreçam a aprendizagem de estudantes. As características de autonomia e personalização dos dispositivos móveis são fatores que reforçam isso. Entretanto, elaborar um programa de ensino requer uma atenção redobrada do educador devido as particularidades das plataformas móveis. Esta tese apresenta um modelo para projetos de planos de ensino em plataformas móveis. Este modelo estabelece seis passos para a elaboração de planos de ensino considerando as características de autonomia do estudante. Este modelo foi testado através de um aplicativo para dispositivos móveis que tinha o propósito de ensinar pessoas a utilizarem a ferramenta de motor de buscas. O aplicativo foi elaborado seguindo os passos estabelecidos pelo modelo e testado com grupo de pessoas. Os resultados destes testes foram satisfatórios, concluindo-se assim a viabilidade do modelo proposto. As contribuições deste trabalho remetem ao uso do modelo proposto para outros conteúdos que utilizem plataformas móveis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2364266819580884por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem