Show simple item record

dc.contributor.authorMelhado, Rodrigo Casaut
dc.date.accessioned2018-12-07T18:56:45Z
dc.date.available2018-12-07T18:56:45Z
dc.date.issued2018-04-18
dc.identifier.citationMELHADO, Rodrigo Casaut. Manas: um estudo das mensagens sociais acerca das masculinidades gays no grupo de Facebook BIV. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10781.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10781
dc.description.abstractThis dissertation aimed to explore how men between the ages of 18 and 27 shared and told each other online about their masculinities in a Facebook group, observing the experience reports and the qualifications of gender, sexuality and desire contained in the publications of this group. The phenomenon of digital media is a process linked to the developments of networked societies and intensified since 1997 with the commercialization of the internet and, later, with the diffusion of smartphones that brought characteristics of mobile use, personal and constant of the media. In this sense, these online imaging communities promote traditional offline reconfigurations, and it is important to realize that online and offline continually exist in ways that feed back and determine. Therefore, my research problem was to understand how the social messages of the publications of these post-1985 young people, regarding their masculinities, displace or create ruptures in vocabularies and discourses to qualify gender, sexuality and desire in relation masculinities of male-manly. The results show that the population studied has a high level of education, are familiar with the Internet, and whose imaginaries trigger fantasies of metropolitan contexts of the Brazilian middle classes, although not all of them live in these cities. In addition, homosexuality appears less marked by shame or pathology, and the manas' masculinities are understood as a source of pride. Although the belief of this youthful culture in the idolatry of media figures was visible, BIV appears as an imagined online community that provides bonds of solidarity and emotional support to its inhabitants in a multi-centered way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.subjectHomossexualidadespor
dc.subjectSociologia digitalpor
dc.subjectCulturas juvenispor
dc.subjectTeoria Queerpor
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectMasculinitieseng
dc.subjectHomossexualityeng
dc.subjectDigital sociologyeng
dc.subjectYouth cultureseng
dc.subjectQueer Theoryeng
dc.subjectMedios digitalesspa
dc.subjectHomosexualidadspa
dc.subjectCulturas juvenilesspa
dc.titleManas: um estudo das mensagens sociais acerca das masculinidades gays no grupo de Facebook BIVpor
dc.title.alternativeManas: a study of social messages about gay masculinities in the Facebook group BIVeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite Júnior, Jorge
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7253561448346772por
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo explorar como homens entre 18 e 27 anos compartilhavam e diziam sobre si on-line acerca de suas masculinidades, em um grupo de Facebook, observando os relatos de experiência e as qualificações de gênero, sexualidade e desejo contidas nas publicações desse grupo. O fenômeno das mídias digitais é um processo atrelado aos desenvolvimentos das sociedades em rede e intensificado desde 1997 com a comercialização da internet e, posteriormente, com a difusão dos smartphones que trouxeram características de uso móvel, pessoal e constante das mídias. Nesse sentido, essas comunidades imaginas on-line promovem reconfigurações tradicionais off-line, sendo importante perceber que on-line e off-line existem continuamente de forma que se retroalimentam e se determinam. Por isso, meu problema de pesquisa foi perceber de que formas as mensagens sociais das publicações destes jovens nascidos pós-1985, a respeito de suas masculinidades, deslocam ou criam rupturas nos vocabulários e discursos para qualificar o gênero, a sexualidade e o desejo em relação às masculinidades do macho-viril. Os resultados alcançados evidenciam que a população estudada possui alta escolaridade, estão familiarizados com a internet, e cujos imaginários acionam fantasias de contextos metropolitanos das classes médias brasileiras, ainda que nem todos morem nessas cidades. Além disso, as homossexualidades aparecem de forma menos marcadas pela vergonha ou pela patologia, sendo as masculinidades das manas entendidas como motivo de orgulho. Além da visível crença dessa cultural juvenil na idolatria de figuras midiáticas, o BIV apareceu como uma comunidade on-line imaginada que propicia laços de solidariedade e apoio emocional para seus habitantes de maneira multissituada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7213809536002011por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record