Mostrar el registro sencillo del ítem
Convergência de saberes: a integração dos conhecimentos científicos e populares no campo da Agroecologia
dc.contributor.author | Silva, Anna Carolina Santana da | |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T17:03:12Z | |
dc.date.available | 2018-12-12T17:03:12Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Anna Carolina Santana da. Convergência de saberes: a integração dos conhecimentos científicos e populares no campo da Agroecologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10798. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10798 | |
dc.description.abstract | The construction of scientific knowledge is one of the objects that the social studies of Science, Technology and Society propose to investigate. This area of study discusses the importance of placing scientific knowledge on an equal footing with other forms of knowledge, especially considering that science is also permeated with values of social and ethical order. From the contact with practical experiences, also described in the scientific literature, it is known that rural extension organizations, working from the perspective of Agroecology - ecological food production field - have in their assumptions the valorization of traditional knowledge and usually adopt methodological practices that promote the integration of different knowledge. The aim of this project was to analyze the experiences of two organizations that work with agroecological rural extension in order to understand if their theoretical and methodological bases are consistent with the search for the horizontal construction of scientific / academic knowledge and popular / traditional knowledge. The methodology used was documentary analysis, using a qualitative approach, in which documents were selected and analyzed to enable the collection of information about the organizations, their theoretical bases and methodological practices. The results showed that the studied organizations use theoretical references of Agroecology, in addition to other authors that discuss the collective construction of knowledge. Regarding methodological practices adopted by the organizations, the data showed that both use participatory tools in their practices, such as Participatory Rural Diagnosis, Participatory Action Research, group work, field days, among others. It is concluded, then, that the theoretical and methodological bases of organizations working with Agroecology presuppose the convergence between scientific and popular knowledge and that, although there are still obstacles and difficulties in the implementation of actions by these organizations, these are practical examples of that it is possible to construct scientific knowledge that considers and respects traditional / popular knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso restrito | por |
dc.subject | Extensão rural | por |
dc.subject | Construção de conhecimentos | por |
dc.subject | Conhecimento popular | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Conhecimento científico | por |
dc.subject | Rural extension | eng |
dc.subject | Knowledge construction | eng |
dc.subject | Popular knowledge | eng |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Scientific knowledge | eng |
dc.title | Convergência de saberes: a integração dos conhecimentos científicos e populares no campo da Agroecologia | por |
dc.title.alternative | Convergence of knowledges: the integration of scientific and popular knowledge in the field of Agroecology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Maria Lúcia Teixeira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5703683100332513 | por |
dc.description.resumo | A construção do conhecimento científico é um dos objetos que os estudos sociais da Ciência, Tecnologia e Sociedade se propõem a investigar. Nesta área de estudo discute-se a importância de se colocar o conhecimento científico em par de igualdade a outras formas de conhecimento, sobretudo ao considerarmos que a ciência também é permeada de valores de ordem social e ética. A partir do contato com experiências práticas, também descritas na literatura científica, sabe-se que organizações de extensão rural, que trabalham pela perspectiva da Agroecologia - campo de produção ecológica de alimentos - possuem em seus pressupostos a valorização dos saberes tradicionais e costumam adotar práticas metodológicas diferenciadas que promovem a integração dos diferentes conhecimentos. Este projeto teve como objetivo analisar as experiências de duas organizações que atuam com extensão rural agroecológica a fim de compreender se suas bases teóricas e metodológicas são condizentes com a busca pela construção horizontal de conhecimentos científicos/acadêmicos e conhecimentos populares/tradicionais. A metodologia utilizada foi a análise documental, fazendo uso de uma abordagem qualitativa, na qual foram selecionados e analisados documentos que possibilitassem a coleta de informações sobre as organizações, suas bases teóricas e práticas metodológicas. Os resultados encontrados mostraram que as organizações estudadas se utilizam de referenciais teóricos próprios da Agroecologia, além de outros autores que discutem a construção coletiva do conhecimento. Em relação às práticas metodológicas adotadas pelas organizações, os dados mostraram que ambas fazem uso de ferramentas participativas em suas práticas, tais como Diagnóstico Rural Participativo, Investigação Ação Participativa, mutirões, dias de campo, entre outras. Conclui-se, então, que as bases teóricas e práticas metodológicas de organizações que trabalham com Agroecologia pressupõem a convergência entre conhecimentos científicos e populares e que, apesar de ainda existirem entraves e dificuldades na implementação de ações por estas organizações, estes são exemplos práticos de que é possível haver uma construção de conhecimento científico que considere e respeite os conhecimentos tradicionais/populares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.ufscar.embargo | 12 meses após a data da defesa | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2837604644791395 | por |