Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Ademir Souza dos
dc.date.accessioned2018-12-19T13:29:15Z
dc.date.available2018-12-19T13:29:15Z
dc.date.issued2018-10-19
dc.identifier.citationSANTOS, Ademir Souza dos. Platão, poeta de uma nova tragédia. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10817.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10817
dc.description.abstractThe placing of the ποίησις in the Platonic Dialogues raises great controversy. On one hand, the Republic engages in a severe criticism of the art of the poets. On the other, albeit with some restrictions, Plato himself applies poetic elements in the construction of his philosophy, from a rather complex character portrayal to the use of the mimetic resources he seemed to condemn. We propose a more comprehensive view to this apparent antinomy. In order to do so, we establish a connection between Diogenes Laertius’s Lives of Eminent Philosophers and the criticism Schleiermacher later addressed to it. From this starting point, together with the analysis of some dialogues (Republic, Apology, Meno, Protagoras, Symposium), we suggest that Plato, besides being a philosopher, may also be considered a poet. In this context, the mimesis occupies a meaningful role in the Paideia process. Lastly, we also argue that, for the understanding of Plato’s ideas, we should consider the formal, literary aspects of his work, as they cannot be dissociated from the so-called philosophical contents addressed in his dialogues.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPlatãopor
dc.subjectHomeropor
dc.subjectSchleiermacher, Friedrich, 1768-1834por
dc.subjectDiógenes Laérciopor
dc.subjectPoíesispor
dc.subjectMimesispor
dc.subjectDiegesispor
dc.subjectPsykagogíapor
dc.subjectPlatoeng
dc.subjectHomereng
dc.subjectDiogenes Laertiuseng
dc.subjectPsychagogyeng
dc.titlePlatão, poeta de uma nova tragédiapor
dc.title.alternativePlato, poet of a new tragedyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Souza, Eliane Christina de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658382257368048por
dc.description.resumoA posição da ποίησις nos diálogos platônicos provoca intenso debate. De um lado, a República faz uma censura contundente à arte dos poetas. Por outro, apesar de certas restrições, o próprio Platão lança mão de elementos poéticos na elaboração de sua filosofia, da construção das personagens ao uso de recursos miméticos que ele mesmo parece em princípio condenar. Propomos um olhar mais detido sobre essa aparente antinomia. Para isso, estabelecemos uma conexão entre a Vida dos filósofos ilustres, de Diógenes Laércio, e a crítica que Schleiermacher posteriormente lhe dirige. Dessa conexão, em conjunto com a análise de determinados trechos de alguns diálogos (A República, Apologia, Mênon, O Banquete e Protágoras), sugerimos que Platão, além de filósofo, pode ser considerado um poeta. Nesse contexto, a mimeses ocupa papel significativo no processo paidêutico. Por fim, argumentamos que, para a compreensão das suas ideias, os aspectos formais devem ser levados em consideração, no sentido de que não podem ser desvinculados dos “conteúdos filosóficos” desenvolvidos nos diálogos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 33001014010P9por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7793307070103078por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record