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dc.contributor.authorSilva, Luiz Eduardo Albert
dc.date.accessioned2018-12-19T16:50:38Z
dc.date.available2018-12-19T16:50:38Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Eduardo Albert. Temporalidade e Individuação em Gilles Deleuze (1953-1968). 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10819.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10819
dc.description.abstractThis dissertation aims to present the inheritance between temporality and individuation in the philosophy of Gilles Deleuze during the period from 1953 to 1968. To this end, we highlight the previous monographs Difference and Repetition, published in 1968, in order to locate the logical movements that go back to theory of Deleuzian time and affirm a kind of processual individuation, characterized by the connection between Being and Devir from a pre-individual field crossed by instability. In three syntheses, Deleuze constitutes a non-ordinal time, crossed by a force that constantly destroys it, chaos. Thus, habit, memory and eternal return are identified respectively present, past and future, so that an image of time as a process of production, differentiation, invention of novelty is erected on these concepts. Simultaneously with this reconstruction, the research is opened on other themes such as, for example, Deleuze's methodological approach based on conceptual characters constantly perverted for his purposes, and, especially, the question that can encompass all the themes discussed here, both methodological as well as conceptual, the construction of an open logical / philosophical system, the producer of small conceptual machineries that expand it and redirect its concepts with each retake. Philosophy as problem-concept production, "open map", remonstrated by eradicating any resource determinations, aiming to create concepts that have to be constantly resized between conceptual characters and philosophical problems.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTemporalidadepor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectIndividuação (Filosofia)por
dc.subjectTemporalityeng
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectIndividuation (Philosophy)eng
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995
dc.titleTemporalidade e Individuação em Gilles Deleuze (1953-1968)por
dc.title.alternativeTemporality and Individuation in Gilles Deleuze (1953-1968)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pinto, Débora Cristina Morato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311151012002541por
dc.description.resumoEsta dissertação visa apresentar a inerência entre temporalidade e individuação na filosofia de Gilles Deleuze durante o período de 1953 a 1968. Para tanto, ressaltamos as monografias anteriores a Diferença e Repetição, publicado em 1968, a fim de localizar os movimentos lógicos que remontam a teoria do tempo deleuziana e afirmam um tipo de individuação processual, caracterizada pela conexão entre Ser e Devir a partir de um campo pré-individual atravessado pela instabilidade. Em três sínteses, Deleuze constitui um tempo não-ordinal, atravessado por uma força que o desterritorializa constantemente, o caos. Assim, hábito, memória e eterno retorno são identificados respectivamente a presente, passado e futuro, de modo que se erga sobre estes conceitos uma imagem do tempo como processo de produção, diferenciação, invenção da novidade. Simultaneamente a esta reconstrução, abre-se a investigação sobre outros temas como, por exemplo, a abordagem metodológica de Deleuze calcada em personagens conceituais constantemente pervertidos para seus propósitos, e, principalmente, a questão que pode englobar todos os temas aqui abordados, tanto metodológicos quanto conceituais, a construção de um sistema lógico/filosófico aberto, produtor de pequenas maquinarias conceituais que o expandem e redirecionam seus conceitos a cada retomada. Filosofia como produção de problemas-conceitos, “mapa aberto”, remontável por erradicar qualquer recurso a determinações, visando criar conceitos que tem de ser redimensionados constantemente entre as personagens conceituais e os problemas filosóficos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1519756por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1535505408482567por


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