Mostrar el registro sencillo del ítem
Literatura e contracultura: uma leitura política sobre The dharma bums de Jack Kerouac
dc.contributor.author | Oliveira, Matheus Barbosa de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T13:22:55Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T13:22:55Z | |
dc.date.issued | 2018-07-17 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Matheus Barbosa de. Literatura e contracultura: uma leitura política sobre The dharma bums de Jack Kerouac. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10838. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10838 | |
dc.description.abstract | This work has the purpose to analyze Jack Kerouac’s, The Dharma Bums (1958), using Fredric Jameson’s analytical method, as described in The Political Unconscious: The Narrative as a Socially Symbolic Act (1992). Published in 1958, this narrative offer us a plot with critical reading to America that was built up until that time, since its characters, individual travelers (the bums), strive for experiences and world views away from the "American Way of Life", that is an ideal of life anchored in work and consumption. Narrated by Ray Smith, central character, the novel shows a look toward on the margin of American society of that period, out of to the behavioral patterns, thus revealing important critical elements that systematically look to the bases of the current sociocultural model. The distance of the urban area, in this sense, announces an intense search for nature, through roads and freedom – existential and spiritual – guided by pacifist and anticonsumerist positions that refer to the ethical conduct of the characters. In order to get such interpretation, we will undertake analysis through a dialectical movement, which starts from the presentation and examination of the manifest content, that is, the literary text itself, always in dialogue with the historical conjuncture, so that at last we access the mode of production and political criticism of its contradictions. Such inconsistencies are, to a large extent, symbolized by the exploratory work denied by the protagonists; work whose designs faces the citizenship and human dignity construction. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Jack Kerouac | por |
dc.subject | Leitura política | por |
dc.subject | Estratégias de contenção | por |
dc.subject | Capitalismo | por |
dc.subject | Contracultura | por |
dc.subject | Jack Kerouac | eng |
dc.subject | Political reading | eng |
dc.subject | Containment strategies | eng |
dc.subject | Capitalism | eng |
dc.subject | Counterculture | eng |
dc.subject | Jack Kerouac | spa |
dc.subject | Lectura política | spa |
dc.subject | Estrategias de contención | spa |
dc.subject | Capitalismo | spa |
dc.subject | Contracultura | spa |
dc.title | Literatura e contracultura: uma leitura política sobre The dharma bums de Jack Kerouac | por |
dc.title.alternative | Literature and counterculture: a political reading on The dharma bums of Jack Kerouac | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Carla Alexandra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5522506928191940 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo a análise da obra The Dharma Bums (1958), de Jack Kerouac, por meio do método apresentado por Fredric Jameson em O Inconsciente Político: A narrativa como ato socialmente simbólico (1992). Publicada em 1958, essa narrativa oferece-nos um enredo com leitura crítica à América que se construía até então, pois suas personagens, indivíduos viajantes (the bums, os vagabundos), empenham a busca por vivências e visões de mundo alternativas ao “American Way of Life”, ideal de vida ancorado no trabalho e no consumo. Narrado por Ray Smith, personagem central, o romance revela um olhar voltado à margem da sociedade estadunidense do período, alheia a padrões comportamentais, assim desvelando importantes elementos críticos os quais sistematicamente se direcionam às bases do modelo sociocultural vigente. O afastamento da zona urbana, nesse sentido, anuncia uma intensa busca pela natureza, pelas estradas e pela liberdade – existencial e espiritual – guiada por posturas pacifistas e anticonsumistas que referenciam a conduta ética das personagens. De modo a realizar tal interpretação, empreenderemos a análise por intermédio de um movimento dialético, o qual parte da apresentação e exame do conteúdo manifesto, ou seja, o texto literário em si, sempre em diálogo com a conjuntura histórica, para que enfim acessemos o modo de produção e a crítica política às suas contradições. Tais incoerências são, em larga medida, simbolizadas pelo trabalho exploratório, negado pelos protagonistas; labor cujos desígnios opõem-se à construção da cidadania e da dignidade humana. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9623917128256739 | por |