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dc.creatorOliveira, Matheus Barbosa de
dc.date.accessioned2019-01-16T13:22:55Z
dc.date.available2019-01-16T13:22:55Z
dc.date.issued2018-07-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10838
dc.description.abstractThis work has the purpose to analyze Jack Kerouac’s, The Dharma Bums (1958), using Fredric Jameson’s analytical method, as described in The Political Unconscious: The Narrative as a Socially Symbolic Act (1992). Published in 1958, this narrative offer us a plot with critical reading to America that was built up until that time, since its characters, individual travelers (the bums), strive for experiences and world views away from the "American Way of Life", that is an ideal of life anchored in work and consumption. Narrated by Ray Smith, central character, the novel shows a look toward on the margin of American society of that period, out of to the behavioral patterns, thus revealing important critical elements that systematically look to the bases of the current sociocultural model. The distance of the urban area, in this sense, announces an intense search for nature, through roads and freedom – existential and spiritual – guided by pacifist and anticonsumerist positions that refer to the ethical conduct of the characters. In order to get such interpretation, we will undertake analysis through a dialectical movement, which starts from the presentation and examination of the manifest content, that is, the literary text itself, always in dialogue with the historical conjuncture, so that at last we access the mode of production and political criticism of its contradictions. Such inconsistencies are, to a large extent, symbolized by the exploratory work denied by the protagonists; work whose designs faces the citizenship and human dignity construction.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectJack Kerouacpor
dc.subjectLeitura políticapor
dc.subjectEstratégias de contençãopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectContraculturapor
dc.subjectJack Kerouaceng
dc.subjectPolitical readingeng
dc.subjectContainment strategieseng
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectCountercultureeng
dc.subjectJack Kerouacspa
dc.subjectLectura políticaspa
dc.subjectEstrategias de contenciónspa
dc.subjectCapitalismospa
dc.subjectContraculturaspa
dc.titleLiteratura e contracultura: uma leitura política sobre The Dharma Bums de Jack Kerouacpor
dc.title.alternativeLiterature and counterculture: a political reading on the Dharma Bums of Jack Kerouaceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carla Alexandra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5522506928191940por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623917128256739por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a análise da obra The Dharma Bums (1958), de Jack Kerouac, por meio do método apresentado por Fredric Jameson em O Inconsciente Político: A narrativa como ato socialmente simbólico (1992). Publicada em 1958, essa narrativa oferece-nos um enredo com leitura crítica à América que se construía até então, pois suas personagens, indivíduos viajantes (the bums, os vagabundos), empenham a busca por vivências e visões de mundo alternativas ao “American Way of Life”, ideal de vida ancorado no trabalho e no consumo. Narrado por Ray Smith, personagem central, o romance revela um olhar voltado à margem da sociedade estadunidense do período, alheia a padrões comportamentais, assim desvelando importantes elementos críticos os quais sistematicamente se direcionam às bases do modelo sociocultural vigente. O afastamento da zona urbana, nesse sentido, anuncia uma intensa busca pela natureza, pelas estradas e pela liberdade – existencial e espiritual – guiada por posturas pacifistas e anticonsumistas que referenciam a conduta ética das personagens. De modo a realizar tal interpretação, empreenderemos a análise por intermédio de um movimento dialético, o qual parte da apresentação e exame do conteúdo manifesto, ou seja, o texto literário em si, sempre em diálogo com a conjuntura histórica, para que enfim acessemos o modo de produção e a crítica política às suas contradições. Tais incoerências são, em larga medida, simbolizadas pelo trabalho exploratório, negado pelos protagonistas; labor cujos desígnios opõem-se à construção da cidadania e da dignidade humana.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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