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dc.contributor.authorFabiano, Neylor de Lima
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:31Z
dc.date.available2012-04-16
dc.date.available2016-06-02T19:16:31Z
dc.date.issued2012-02-23
dc.identifier.citationFABIANO, Neylor de Lima. A comunicação como ferramenta de gestão tecnológica da universidade pública : as agências de inovação. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1083
dc.description.abstractThe recent changes in Brazilian legislation to stimulate the innovation have influenced the functioning of public universities. The regulation of mechanisms of intellectual property management and technology transfer originated the innovation agencies, which are the scope of this work, trough STS studies (Science, Technology and Society). It assumes that their action has contributed to improve communication with the various university publics, helping to promote a cultural change towards innovation. The objective of this research is to identify, analyze and understand how the public university uses its structure and communication resources, through its agencies, to fulfill its institutional mission. It also aims to identify the perception of of its agents on the subject. The sample includes the innovation agencies of the Universidade Federal de Sao Carlos, Universidade Estadual de Campinas and Universidade de Sao Paulo. The qualitative case study used as methodology the Content Analysis, conducted from data collected in interviews with leaders and advisors. The investigation indicates a low level of international integration of communication activities, on which the legislation lacks regulatory elements; shows a consensus in the agents perception about the existence of a change in the academy stance on innovation, aligned with the role of university to promote social and economic development; appoints that the new legislation is one of the factors for that cultural change, together with the development of ICTs and the growing demand for the country.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectNúcleo de Inovação Tecnológica (NIT)por
dc.subjectGestão da inovaçãopor
dc.subjectAgências de inovaçãopor
dc.subjectGestão tecnológica na universidadepor
dc.subjectCommunication and STS, Innovation agencies, Technology transfer officeseng
dc.subjectTechnology management at the Universityeng
dc.titleA comunicação como ferramenta de gestão tecnológica da universidade pública: as agências de inovaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kerbauy, Maria Teresa Miceli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762029784021248por
dc.description.resumoAs recentes mudanças na legislação brasileira para estímulo à inovação tiveram influência no funcionamento das universidades públicas. A regulamentação de mecanismos de gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia deram origem às Agências de Inovação, que são o campo do presente trabalho, elaborado a partir dos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Partiu-se do pressuposto de que sua atuação tem contribuído para a melhoria da comunicação com os distintos públicos da universidade, ajudando a promover entre eles uma mudança cultural perante a inovação. O objetivo geral desta pesquisa é identificar, analisar e compreender como a universidade pública utiliza sua estrutura e seus recursos de comunicação, através das agências, para cumprir sua missão institucional. Visa também captar a percepção de seus agentes sobre o tema. Estão compreendidas na amostra as agências de inovação da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo. O estudo de caso qualitativo utilizou como metodologia a Análise de Conteúdo, realizada a partir de dados coletados em entrevistas com dirigentes e assessores. A investigação indica um baixo nível de inserção internacional das atividades de comunicação, sobre as quais a legislação regulamentadora carece de elementos; demonstra um consenso na percepção dos agentes sobre a existência de uma mudança na postura da academia diante do tema inovação, alinhada ao papel da universidade como promotora do desenvolvimento sócio-econômico; aponta a nova legislação como fator para essa mudança, aliada ao desenvolvimento das TICs e à demanda por crescimento do país.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0302588912356217por


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