Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMiranda, Xanda de Biase
dc.date.accessioned2019-02-08T12:58:29Z
dc.date.available2019-02-08T12:58:29Z
dc.date.issued2014-09-10
dc.identifier.citationMIRANDA, Xanda de Biase. Kunumi Rukara: uma etnografia dos terreiros de criança Asuriní. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10927.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10927
dc.description.abstractThe dissertation deals with how the Asurini from the Xingu conceive and produce their children and how their children portray themselves and the reality they see. The images of the fieldwork brought to the theoretical field, reveal the relationship between spaces, knowledge and skills, managed by men and women in manufacturing consanguineous bodies, prepared by and for the shamanism. It also approaches the matter of mobility of the groups of children in the space delimited from the ukara (yard), whitch serves as a cutting to the sociality, giving to each child the possibility of activate alternatively a net of relationships with people of its age group and/or genre, defined from the matrilineal or patrilineal branch. The remaining possible relationships out side of the ukara exist in the context of affinity and are built from the oppositions and contradictions. The debate about the importance of the kwasiat knowledge, term which designates as much the geometrical drawings as the writing, opens and closes the work, characterizing at the same time a representative visual code, a prophylactically art and a Assurini way of comprehension of the writing, which determines the place of the school education and highlights the complexity of the notion of “bilingualism and interculturalism” in this field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAsuriní do Xingupor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectRegimes de conhecimentopor
dc.subjectEtnologia indígenapor
dc.subjectCrianças indígenaspor
dc.titleKunumi Rukara: uma etnografia dos terreiros de criança Asurinípor
dc.title.alternativeKunumi Rukara: an ethnography of Assurini children and their spaceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.description.resumoA dissertação trata de como os Asuriní do Xingu concebem e produzem suas crianças e de como suas crianças retratam a si mesmas e a realidade que enxergam. As imagens do trabalho de campo trazidas para o campo teórico revelam a relação entre espaços, saberes e habilidades manejadas por homens e mulheres na fabricação de corpos consanguíneos, preparados pelo e para o xamanismo. Aborda-se também a questão da mobilidade de grupos de crianças no espaço delimitado a partir dos ukara (terreiros), que servem como um recorte para a socialidade, dando a cada criança a possibilidade de ativar alternadamente uma rede de relações com pessoas de sua faixa etária e/ou gênero, definidas tanto matri quanto patrilateralmente. As demais relações possíveis fora do ukara se inscrevem no registro da afinidade e são construídas a partir de oposições e contradições. O debate sobre a importância dos saberes kwasiat, termo que designa tanto os desenhos geométricos quanto a escrita, abre e fecha o trabalho, caracterizando a um mesmo tempo um código visual representativo, uma arte profilática e uma forma Asuriní de compreensão da escrita, que determina o lugar da educação escolar e evidencia a complexidade da noção de “bilinguismo e interculturalidade” neste campo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0762796382081241por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem