Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Elias Campos da
dc.date.accessioned2019-02-18T17:33:02Z
dc.date.available2019-02-18T17:33:02Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.citationSILVA, Elias Campos da. O uso de questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas como ferramenta para o desenvolvimento de competências. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10984.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10984
dc.description.abstractIn this work we study some exercises that appear on a famous brazilian competition of Mathematics for public school students. The aim is to motivate the students to participate on this competition and prepare them to this using the exercises of previous editions.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspor
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspor
dc.subjectExperiências educacionaispor
dc.titleO uso de questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas como ferramenta para o desenvolvimento de competênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565por
dc.description.resumoNesta dissertação estudaremos alguns problemas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, e analisaremos o desempenho dos alunos da Escolas Estadual João Batista de Oliveira, em Araraquara (SP), mediante algumas atividades propostas, envolvendo tais questões. O desenvolvimento deste trabalho se deu pela aplicação de algumas atividades aos alunos de forma individual e em grupo, de forma a avaliar quais as maiores dificuldades que tais alunos tiveram em questões das Olimpíadas de Matemática. Este trabalho visou analisar a evolução e a motivação dos alunos a cada desafio proposto de forma a mostrar que eles tem plenas condições de resolver tais questões. Por conseguinte, a proposta desta dissertação é encontrar novas formas de preparar e avaliar os alunos das escolas públicas para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática e buscar novas estratégias no Ensino da Matemática, de forma a mostrar aos alunos que é possível prepará-los para essa prova de alto nível, e fazê-los acreditar que com dedicação e estudo podemos buscar êxito nas avaliações das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6340262362366737por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record