dc.contributor.author | Ataide, Vilma Martins de | |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:50:09Z | |
dc.date.available | 2019-02-27T17:50:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.identifier.citation | ATAIDE, Vilma Martins de. Informação de custos na Unidade Saúde Escola da universidade Federal de São Carlos (USE/UFSCar): um mapeamento baseado nos sistemas e controles existentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11037. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11037 | |
dc.description.abstract | In view of legal requirements that aim at improving quality of cost information by all federal
departments and the complexity of calculating costs in public institutions, the present study
investigated process of structuring cost information in the School Health Unit (SHU) of
Federal University of São Carlos, the costing investigation process and the utilization, or not,
of information systems in the scope of the university. The research is characterized by the
integration of quantitative and qualitative information, in the form of a case study - according
to the objectives it is classified as descriptive and exploratory. The multiple sources of
evidence used for data collection enabled the identification and mapping of items consumed
directly and indirectly by SHU, and according to the cost structure by absorption, the general
unit costs were calculated. Using database information’s, the full financial cost of SHU was
calculated and the representativity of each item and its group was identified, evidencing the
participation of information systems used by the institution in the construction of cost
information. It was found that the existing costs in the SHU are predominantly permanent,
where the prevalence of certain groups of expenses was verified. The cost of the expense
groups, salaries, personnel benefits and social taxes, represents almost 80% of the total cost in
SHU. Permanent costs bring limitations to managers at any level of decision, because oftenly,
they cannot be avoided and because they are costs related to legal obligations, as is the case of
costs with effective servers. Regarding the information systems in the calculation of cost, it
was verified that the generation of cost information for the object in study was only possible
with the predominant use of manual control, once that most of informations was provided by
Excel spreadsheets, which directly affects the reliability and quality of informations. Existing
data in the information systems used by the University require adaptations and systemic
integrations to then, offer cost information at the departmental level. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Contabilidade de custos | por |
dc.subject | Custos aplicado ao setor público | por |
dc.subject | Custos em saúde | por |
dc.subject | Costs accounting | eng |
dc.subject | Costs applied to the governmental institutions | eng |
dc.subject | Costs in health | eng |
dc.title | Informação de custos na Unidade Saúde Escola da universidade Federal de São Carlos (USE/UFSCar): um mapeamento baseado nos sistemas e controles existentes | por |
dc.title.alternative | Cost information at the School Health Unit of the Federal University of São Carlos (SHU/UFSCar): a mapping based on existing systems and controls. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Andrei Aparecido de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9667573506903226 | por |
dc.description.resumo | Diante de exigências legais que visam à melhoria na qualidade da informação de custo por
todos os órgãos da federação e da complexidade em apurar os custos nas instituições públicas,
investigou-se neste trabalho o processo de estruturação de informações de custo na Unidade
Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos, tanto o processo de apuração dos
custos, quanto a participação ou não dos sistemas de informação utilizados no âmbito na
universidade. A pesquisa caracteriza-se pela integração de informações quantitativas e
qualitativas, na forma de estudo de caso - classifica-se quanto aos objetivos como descritiva e
exploratória. As diversas fontes de evidências utilizadas para coleta de dados permitiram a
identificação e mapeamento dos itens consumidos direta e indiretamente pela USE, e
conforme a estrutura do custeio por absorção, foram levantados os custos gerais da unidade. A
partir da base de dados, promoveu-se a apuração do custo financeiro total da unidade e
identificou-se a representatividade de cada item e seu grupo, evidenciando a participação dos
sistemas de informação utilizados pela instituição na construção das informações de custo.
Constatou-se que os custos existentes na unidade são predominantemente fixos, onde
verificou-se a prevalência de determinados grupos de despesas. O custo dos grupos de
despesa, remuneração, benefícios a pessoal e encargos sociais, representa quase 80% do custo
total da unidade. Os custos fixos trazem limitações para os gestores em qualquer nível de
decisão, pois quase sempre não podem ser evitados, por se tratarem de custos com a estrutura
ou de custos relacionados a obrigações previstas em lei, como é o caso do custo com
servidores efetivos. No que diz respeito à participação dos sistemas de informação na
apuração do custo, constatou-se que a geração de informações de custos, para o objeto de
estudo, só foi possível ao se utilizar, predominantemente, o controle manual, já que a maioria
dos dados foi proveniente de planilha em formato Excel, o que afeta diretamente a
confiabilidade e a qualidade das informações. Os dados existentes nos sistemas de
informações utilizados pela Universidade necessitam de adaptações e integrações sistêmicas
para então oferecer informações de custo a nível departamental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7652207510580268 | por |