Show simple item record

dc.contributor.authorJusti, João Eduardo
dc.date.accessioned2019-03-19T11:26:35Z
dc.date.available2019-03-19T11:26:35Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.citationJUSTI, João Eduardo. Divulgação científica a partir do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade: investigação da prática em centros brasileiros de excelência em pesquisa. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11098.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11098
dc.description.abstractScience and technology (S&T) are more present in our culture, influencing our model of society and continually reaffirming our way of life. At the same time, knowledge about S&T has long been a privilege only of intellectual elites, making it impossible for the lay public to participate in decision-making processes on scientific development. In this scenario, scientific dissemination has assumed an important role as a reflexive instrument on the relations between science, technology and society and as a tool for emancipation of the citizen. In this research, we start from the field of Science, Technology and Society (STS) on the role of scientific dissemination, to analyze the strategies of diffusion of science carried out by 17 centers of excellence in research in Brazil – Fapesp's Cepid –, trying to identify which aspects related to science, technology and society are more present; what types of relations between science, technology and society they establish; what view about S&T is prevalent; and to what extent they would have the potential to meet the goals of scientific dissemination, as we understand it from the STS field. Therefore, after surveying the set of actions carried out by the Cepid during the years of 2013 to 2017, we categorize these actions indicating approximations and ruptures with the concept of scientific dissemination, based on criteria of target audience, levels of discourse, channels and intentions, proposed by Bueno (2010). Then, considering that the video was the most used support by the Cepid for the diffusion of the knowledge in the period, we investigated the audiovisual production of the 17 centers, supported by an analysis tool that indicates what are the attributes needed for scientific dissemination materials for the holding of discussions in the perspective of the interrelations between science, technology and society. The results show that the diffusion of knowledge carried out by the Cepid strongly carries the classical view of science and reinforces the notion of linear scientific development, pointing out that more science and technology necessarily represent more social development; in addition, little progress is being made to include the lay public in the debate and decision-making process on S&T advances and on the directions of society and the planet.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectCTSpor
dc.subjectCepidpor
dc.subjectScienceeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectSTSeng
dc.subjectDivulgação Científicapor
dc.subjectScientific Disseminationeng
dc.titleDivulgação científica a partir do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade: investigação da prática em centros brasileiros de excelência em pesquisapor
dc.title.alternativeScientific dissemination from the field Science, Technology and Society: investigation of the practice in Brazilian centers of excellence in researcheng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mill, Daniel Ribeiro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515286597269486por
dc.description.resumoA ciência e a tecnologia (C&T) estão dia a dia mais presentes em nossa cultura, influenciando nosso modelo de sociedade e ressignificando continuamente o nosso modo de viver. Ao mesmo tempo, o conhecimento a respeito de C&T, por muito tempo, foi privilégio somente das elites intelectuais, impossibilitando que o público leigo pudesse participar dos processos de tomada de decisão sobre o desenvolvimento científico. Nesse cenário, a divulgação científica vem assumindo papel importante como instrumento reflexivo sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade e como ferramenta de emancipação do cidadão. Nesta pesquisa, partimos de visões do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre o papel da divulgação científica para analisar as estratégias de difusão da ciência realizadas por 17 centros de excelência em pesquisa no Brasil – os Cepid, da Fapesp –, procurando identificar quais aspectos referentes a ciência, tecnologia e sociedade estão mais presentes, quais tipos de relações entre ciência, tecnologia e sociedade elas estabelecem, qual visão sobre C&T está predominante e em que medida elas teriam potencial para cumprir com os objetivos da divulgação científica, tal como a entendemos a partir do campo CTS. Para tanto, após levantamento do conjunto de ações realizadas pelos Cepid durante os anos de 2013 a 2017, categorizamos essas ações indicando aproximações e rupturas com o conceito de divulgação científica, com base nos critérios de público-alvo, níveis do discurso, canais e intenções propostos por Bueno (2010). Em seguida, tendo em vista que o vídeo foi o suporte mais utilizado pelos Cepid para a difusão do conhecimento no período, investigamos a produção audiovisual dos 17 centros, apoiados em ferramenta de análise que indica quais são os atributos necessários a materiais de divulgação científica para a realização de discussões na perspectiva das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados mostram que a difusão do conhecimento realizada pelos Cepid carrega fortemente a visão clássica da ciência e reforça a noção de desenvolvimento científico linear, apontando que mais ciência e tecnologia representam necessariamente mais desenvolvimento social. Além disso, pouco avançam no sentido de inserir o público leigo no debate e no processo decisório sobre os avanços de C&T e os rumos da sociedade e do planeta.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9294327221701210por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record