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dc.creatorAzevedo, Adalberto Tomaz de
dc.date.accessioned2019-04-09T12:51:14Z
dc.date.available2019-04-09T12:51:14Z
dc.date.issued2019-02-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11197
dc.description.abstractThis research aimed at presenting a teaching-learning process for a 6th grade group from Elementary School involved with the teaching of rational numbers, especially fractions. The approach of this school content involved the connection with the music, constituting an unconventional educational strategy. Based on the theoretical-methodological contributions of Raymond Duval, the development of this research was guided by the following research question: how does the insertion of music into the teaching-learning process of rational numbers contribute to the mobilization of the registers of semiotic representation? In order to support the methodological option of a descriptive and interpretive qualitative research, we present historical aspects and elements of musical theory in the course of the writing of the research report, as subsidies to explore the didactic-pedagogical potentiality of the mathematical and music connection in the study of the school content already mentioned. In the context of the public school of the State of São Paulo, in which the Teacher's Notebook is a material to support the development of skills and abilities prescribed in the official curricular document, it was prepared by the teacher-researcher the teaching-learning proposal systematized in six tasks described and analyzed from the written productions and interlocutions occurred to his students during the mathematics classes. We present to the reader the experience provided by this connection between different areas of knowledge, its contributions and suggestions to teachers interested in this educational possibility for the study of rational numbers.The usage of music in this teaching proposal permitted a more efficient and comprehensive learning with the coordination and use of different semiotic registers concerning the rational number occurring in a natural and meaningful way.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino Fundamental, Número Racional, Registro de Representação Semiótica, Música, Fração.por
dc.titleConexão entre Matemática e Música: Um percurso para o estudo dos números racionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoEsse trabalho teve por objetivo apresentar um processo de ensino-aprendizagem para uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental envolvida com o ensino de números racionais, em especial, as frações. A abordagem deste conteúdo escolar envolveu a conexão com a música, constituindo uma estratégia educacional não convencional. Com base nas contribuições teórico-metodológicas de Raymond Duval, o desenvolvimento desta pesquisa foi norteado pela seguinte questão de investigação: como a inserção da música no processo ensino-aprendizagem de números racionais contribui na mobilização dos registros de representação semiótica? Para sustentar a opção metodológica de uma pesquisa qualitativa descritiva e interpretativa, apresentamos no decorrer da escrita do relatório de pesquisa, aspectos históricos e elementos da teoria musical, como subsídios para explorar a potencialidade didático-pedagógica da conexão matemática e música no estudo do referido conteúdo escolar. No contexto da escola pública do Estado de São Paulo, na qual o Caderno do Professor é um material de apoio ao desenvolvimento de competências e habilidades prescritas no documento curricular oficial, foi elaborada pelo professor-pesquisador a proposta de ensino-aprendizagem sistematizada em seis tarefas descritas e analisadas a partir das produções escritas e interlocuções ocorridas com seus alunos, no decorrer das aulas de matemática. Apresentamos para o leitor a experiência proporcionada por esta conexão entre diferentes áreas do conhecimento, suas contribuições e sugestões para professores interessados nessa possibilidade educacional para o estudo de números racionais. A utilização da música nessa proposta de ensino possibilitou uma aprendizagem mais eficiente e abrangente com a coordenação e utilização dos diversos registros semióticos referente ao número racional ocorrendo de modo natural e significativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exataspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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