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dc.creatorZorzenon, Rafael
dc.date.accessioned2019-04-11T17:01:24Z
dc.date.available2019-04-11T17:01:24Z
dc.date.issued2019-02-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11212
dc.description.abstractThe electronics industry, as a driver of most other sectors, has been gaining prominence in recent years. The opening of trade barriers has made the market more competitive, which is why it requires a new look at quality management in the supply chain (GQCS), which has a systemic approach and aims to improve performance throughout the supply chain. through quality management. The main objective of this work was to evaluate the practices adopted by organizations according to the theory of quality management in the supply chain in the customer-supplier relationship, in particular in an electronic-electric product supplier. From the Systematic Bibliographic Review (RBS), nine main areas related to GQCS have been identified: Communication and partnership; strategy; Quality tools; process management; customer and market focus; supplier relationship management; information and analysis of quality data; management of human resources and innovation, continuous improvement and product design, and according to the main objective of the work was focused on the area of relationship management with suppliers. The data were collected using a semistructured interview conducted in an automotive engine manufacturer and an electronic component supplier, both located in the state of São Paulo, as a main instrument, so it is not possible to generalize the results, but to show the existing relationship . Through the case study carried out, it was possible to identify several present practices, highlighting the measurement and analysis of performance indicators as the main motivator in the search for the improvement of quality in organizations, as well as it was observed that the practices of incentive for improvement the quality of the products received from the suppliers and the joint elaboration of actions and improvement projects require a greater strengthening and incentive by the organizations in order to contribute to the quality improvement in this customer-supplier relationship.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCadeia de suprimentospor
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectGestão da qualidade na cadeia de suprimentospor
dc.subjectPráticas de gestão da qualidade na cadeia de suprimentospor
dc.subjectSupply chaineng
dc.subjectSupply chain managementeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectSupply chain quality managementeng
dc.subjectPractices of quality management in the supply chaineng
dc.titlePráticas de gestão da qualidade na relação cliente-fornecedor em produtos eletrônicospor
dc.title.alternativeQuality management practices in the customer-supplier relation in electronic productseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560587204647846por
dc.description.resumoA indústria de produtos eletroeletrônicos, por ser um impulsionador da maioria dos outros setores, vem ganhando destaque nos últimos anos. A abertura das barreiras comerciais tornou o mercado mais competitivo, motivo pelo qual requer um novo olhar sobre a gestão da qualidade na cadeia de suprimentos (GQCS), esta que possui uma abordagem sistêmica e que almeja melhorar o desempenho em toda a cadeia de suprimentos por meio da gestão da qualidade. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar quais são as práticas adotadas pelas organizações de acordo com a teoria da gestão da qualidade na cadeia de suprimentos na relação cliente-fornecedor, em específico em um fornecedor de produto eletroeletrônico. A partir da Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) identificaram-se nove áreas principais relacionados a GQCS: Comunicação e parceria; estratégia; ferramentas da qualidade; gerenciamento de processos; foco no cliente e mercado; gestão de relacionamento com fornecedores; informação e análise dos dados da qualidade; gestão de recursos humanos e inovação, melhoria contínua e projeto do produto, sendo que de acordo com o objetivo principal do trabalho foi focado a área de gestão de relacionamento com fornecedores. Os dados foram coletados utilizando-se como instrumento principal a entrevista semiestruturada, realizada em uma indústria fabricante de motores automotivos e um fornecedor de componente eletrônico, ambos localizados no estado de São Paulo, assim não é possível generalizar os resultados e sim evidenciar a relação existente. Por meio do estudo de caso realizado foi possível identificar várias práticas presentes, destacando-se a medição e análise de indicadores de desempenho como o principal motivador na busca pela melhoria da qualidade nas organizações, bem como observou-se que as práticas de incentivo para melhoria da qualidade dos produtos recebidos dos fornecedores e elaboração em conjunto de ações e projetos de melhoria necessitam de um maior fortalecimento e incentivo pelas organizações de modo a contribuir para a melhoria da qualidade nesta relação cliente-fornecedor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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