Show simple item record

dc.contributor.authorTemporal, Vanessa de Oliveira
dc.date.accessioned2019-04-11T18:37:31Z
dc.date.available2019-04-11T18:37:31Z
dc.date.issued2019-03-13
dc.identifier.citationTEMPORAL, Vanessa de Oliveira. O espírito e a carne: a crítica de Bergson e Merleau-Ponty à ontologia objetivista. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11217.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11217
dc.description.abstractThe basic aim of this thesis is to investigate the concepts of image in Henri Bergson (1859-1941) and of form in Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Bearing in mind the trajectory that these concepts play on both authors’ works, regarding the plenitude of existence into philosophy, as well as the way by which they are characterized as a counterpoint to the artificiality of abstract symbols, we question ourselves the philosophical potential to approach them. Taking into account their motor and vital natures, could there be a similarity in the way they structure philosophical enquiry? We are going to demonstrate that these concepts come close to each other insofar as they integrate a common project, namely the project of undertaking a phenomenal field and replacing the subject of the transcendental field for life itself as a condition for knowledge.eng
dc.description.abstractDans le cadre de cette thèse, nous souhaitons investiguer les concepts d’image chez Henri Bergson (1859-1941) et de forme chez Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). En tenant compte le parcours que ces concepts jouent dans leurs oeuvres, en ce qui concerne apporter la plénitude de l’existence vers l’intérieur de la philosophie, ainsi que la façon dont ils sont caractérisés en contraste avec l’artificialité des symboles abstraits, nous nous demandons s’il y aurait la possibilité d’un rapprochement entre les deux. Considérant leurs natures motrice et vitale, est-ce qu’il y aurait une similarité dans la voie qu’ils ouvrent vers la recherche philosophique? Nous essayons de démontrer que ces concepts se rapprochent d’autant qu’ils intègrent un projet commun aux deux philosophes, à savoir, celui d’entreprendre un champ phénoménal capable de remplacer le sujet reflexif du champ transcendantal par la vie elle-même en tant que condition de possibilité de la connaissance.fre
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHenri Bergsonpor
dc.subjectMaurice Merleau-Pontypor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectOntologiefre
dc.subjectOntologyeng
dc.titleO espírito e a carne: a crítica de Bergson e Merleau-Ponty à ontologia objetivistapor
dc.title.alternativeThe spirit and the flesh: Bergson and Merleau-Ponty's criticism on objectivist ontologyeng
dc.title.alternativeL'esprit et la chair: critique de Bergson et Merleau-Ponty à l'ontologie objectivistefre
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Pinto, Débora Cristina Morato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311151012002541por
dc.contributor.advisor-co1Bimbenet, Étienne
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254119165750531por
dc.description.resumoA presente tese procura investigar os conceitos de imagem em Henri Bergson (1859-1941) e de forma em Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Tendo em vista o percurso que esses conceitos desempenham na obra de ambos, no que toca a trazer a plenitude da existência para dentro da filosofia, bem como a maneira pela qual são caracterizados em contraponto à artificialidade dos símbolos abstratos, questionamo-nos sobre a possibilidade de uma aproximação entre eles. Considerando suas naturezas motora e vital, haveria uma similaridade na via que eles abrem para a investigação filosófica? Procuramos demonstrar que esses conceitos se aproximam na medida em que integram um projeto comum aos dois filósofos, a saber, o de empreender um campo fenomenal capaz de substituir o sujeito reflexionante do campo transcendental pela própria vida enquanto condição de possibilidade do conhecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES PDSE: 99999.006199/2015-01por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6727749472080043por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record