Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlmeida, João Flávio de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:38Z
dc.date.available2014-02-25
dc.date.available2016-06-02T19:16:38Z
dc.date.issued2013-12-11
dc.identifier.citationALMEIDA, João Flávio de. The discourse of obsolescence: the old, the new and consumerism. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1123
dc.description.abstractThis work aims to analyze the media statements about the "new": analyzing the discourse that older objects and knowledge that are not yet unusable. To do so, we will try to tread a path through the theoretical issue of consumption (before becoming consumerism), trying to analyze historically the conversion process of enduring relationships (with objects, people, knowledge etc.) in ephemeral relationships, from discourse of obsolescence. Once defined and analyzed the theoretical framework, we will analyze three discursive materiality (in order: the movie "The Last Laugh", the advertising campaign "Intel Ultrabook Convertible", and the movie "The Devil Wears Prada") with the intention of analyzing the discourse about the "new" and obsolescence.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectObsolescênciapor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectPêcheux, Michel, 1938-1983por
dc.subjectSartre, Jean-Paul, 1905-1980por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectConsumismopor
dc.subjectModernidade líquidapor
dc.subjectNovopor
dc.subjectNovidadepor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectConsumerismeng
dc.subjectLiquid Modernityeng
dc.subjectPostmodernityeng
dc.subjectNeweng
dc.subjectNoveltyeng
dc.subjectObsolescenceeng
dc.titleO discurso da obsolescência: o velho, o novo e o consumismopor
dc.title.alternativeThe discourse of obsolescence: the old, the new and consumerismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Romão, Lucília Maria Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828821460772801por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar os enunciados midiáticos sobre o novo , ou seja, analisar o discurso que envelhece precocemente objetos e saberes que ainda não estão inutilizáveis. Para tanto, tentaremos trilhar um caminho teórico passando pela questão do consumo (antes de verter-se em consumismo), tentando analisar historicamente o processo de conversão das relações duradouras (com objetos, pessoas, saberes etc.) em relações efêmeras, a partir do discurso da obsolescência. Depois de definidos e analisados os referenciais teóricos, faremos a análise de três materialidades discursivas (em ordem, o filme A Última Gargalhada , a campanha publicitária Intel Ultrabook Conversível , e o filme O Diabo Veste Prada ) na intenção de analisar o discurso sobre o novo e a obsolescência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4157503916940767por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem