dc.contributor.author | Andrade, André Dias de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T13:40:19Z | |
dc.date.available | 2019-04-17T13:40:19Z | |
dc.date.issued | 2019-04-03 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, André Dias de. Nas margens da presença: a questão do logos em Merleau-Ponty. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11248. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11248 | |
dc.description.abstract | This thesis establish the infrastructure of logos in philosophy of Merleau-Ponty. Firstly we approach de structural aspects of perceptual logic to, utterly, confront this with a general reformulation of sense based on the notion of structure and the development of a new version off phenomenological logos. The research has three fronts that provide a elucidation fr the problems of sense, time and motion. Firstly, we reconstruct the question based on the project of a philosophical rehabilition of perception – called “qualitative turn” – wich has to be conceived as a theory of sense. Secondly, we critically read this fenomenology of percepton and the ideia of “presence” underlying its logos. We show that de descritive and genetical approach of perception, though is based on the disscovery of a eminently positive meaning for the sensorial self-oganisation, it dos not touuch a reconfiguration of logos such as estabslihed by transcendental phenomenology. Finally, we deal with the discovery of a new notion of sense, as “difference”, wich confer autonomy to the logos regarding conscience, besides enabling a new treatment to phenomenality. The broader consequence thiss philosophy is that it renounces to treat logos from a view that corresponds to the “phenomenology of presence”, and só circunscribe it to a “phenomenology of difference” whose constituiton is here desccribed. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Fenomenologia da presença | por |
dc.subject | Fenomenologia da diferença | por |
dc.subject | Transcendência | por |
dc.subject | Merleau-Ponty | por |
dc.subject | Husserl | por |
dc.subject | Phenomenology of presence | eng |
dc.subject | Phenomenology of difference | eng |
dc.subject | Transcendence | eng |
dc.title | Nas margens da presença: a questão do logos em Merleau-Ponty | por |
dc.title.alternative | On the margins of presence: the question of logos in Merleau-Ponty | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Moutinho, Luiz Damon Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9475267722538751 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho estabelece a infraestrutura do logos na filosofia de Merleau-Ponty. Abordamos os aspectos estruturais da lógica perceptiva para, num passo seguinte, confrontá-la a uma reformulação geral do sentido tendo como base a noção de estrutura e o desenvolvimento de uma nova versão para o logos fenomenológico. A pesquisa possui três frentes que fornecem um esclarecimento para os problemas do sentido, da temporalidade e do movimento nesta filosofia. Primeiro, rescontruímos a questão com base no projeto de uma reabilitação filosófica da percepção, denominado como uma “virada qualitativa”, e que deve ser concebida como uma teoria do sentido. Em seguida, fazemos uma leitura crítica desta fenomenologia da percepção e da ideia de “presença” subjacente ao seu logos. Mostramos que a abordagem descritiva e genética da percepção, embora baseada na descoberta de um sentido eminentemente positivo para a auto-organização sensorial, não enceta uma reconfiguração do logos tal como já estabelecido pela fenomenologia transcendental. Por fim, tratamos da descoberta de uma nova noção de sentido como “diferença” e que confere autonomia para o logos em relação à consciência, além de possibilitar um novo tratamento para a fenomenalidade. A consequência mais ampla para esta filosofia é que ela renuncie a tratar o logos a partir de uma “fenomenologia da presença” para, então, circunscrevê-lo a uma “fenomenologia da diferença” cujo estatuto é aqui descrito. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1235964081876620 | por |