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dc.contributor.authorAntochio, Marcela
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:39Z
dc.date.available2014-07-03
dc.date.available2016-06-02T19:16:39Z
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.citationANTOCHIO, Marcela. Gestão do conhecimento: uma proposta de modelo para associações empresariais. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1126
dc.description.abstractIn an environment where competitive advantage and taking appropriate decisions are essential to business success, the use of mechanisms that facilitate the storage and retrieval of informational sources and knowledge management can become an ally in the "race" by the market. In this scenario also, are micro and small enterprises, competing directly with companies of medium to large, national and international. How micro and small enterprises can reach levels of excellence and quality in their products and services when encountered a macroeconomic scenario so diverse? This research, using as a basis the state of the art in Knowledge Management, intends to structure a model of knowledge management that provides the generation and exchange of knowledge capable of external aid in the decision-making mechanism. For this exploratory research, a survey of secondary sources and primary data was performed. The proposed model aims to demonstrate the processes of knowledge generation, filtering, disclose, store and retrieve such knowledge, based on the characteristics and needs related to business associations and companies that integrate and propose mechanisms for analysis of the use in order to provide tools to classify the levels of improvement in organizational learning and performance together in the organization, is also defined the role of the participating members of the Association for each step, demonstrating the importance of the human factor for an effective Knowledge Management. , Filtering, DSI for businesses; Storage; Use, Decision Making, Organizational Performance and Professional Knowledge Generation of Knowledge: As a final result a model of knowledge management consists of 8 steps was obtained.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectModelo SECIpor
dc.subjectAssociações empresariaispor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectModel SECIeng
dc.subjectBusiness associationseng
dc.titleGestão do conhecimento: uma proposta de modelo para associações empresariaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609135667093837por
dc.description.resumoEm um ambiente onde a vantagem competitiva e tomada de decisões adequadas são imprescindíveis para o sucesso empresarial, a utilização de mecanismos que facilitem o armazenamento e recuperação de fontes informacionais e a Gestão do Conhecimento organizacional podem se tornar um aliado na corrida pelo mercado. Neste cenário encontram-se também as Micro e Pequenas empresas (MPEs), competindo diretamente com empresas de Médio a Grande Porte, nacionais e internacionais. Como MPEs podem atingir níveis de excelência e qualidade em seus produtos e serviços quando deparadas a um cenário macroeconômico tão diverso? A presente pesquisa, utilizando como base o estado-da-arte em Gestão do Conhecimento, pretende estruturar um modelo de Gestão do Conhecimento que proporcione a geração e troca de conhecimentos externos capazes de auxiliar no mecanismo de tomada de decisões. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória, com levantamento em fontes de informação secundárias e primárias. O modelo aqui proposto pretende demonstrar os processos de geração do conhecimento, como filtrar, divulgar, armazenar e recuperar tais conhecimentos, tendo como base as características e necessidades relacionadas às Associações Empresariais e as empresas que a integram, e propor mecanismos de análise da utilização afim de proporcionar ferramentas para classificar os níveis de melhoria na aprendizagem organizacional e conjuntamente no desempenho da organização, também é definido o papel dos membros participantes da Associação para cada etapa, demonstrando a importância do fator humano para uma efetiva Gestão do Conhecimento. Como resultado final foi obtido um modelo de Gestão do conhecimento composto por 8 etapas: Geração do Conhecimento; Filtragem; DSI para empresas; Armazenagem; Utilização; Tomada de Decisões; Desempenho Organizacional e Profissionais do Conhecimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1236536811966322por


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