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dc.creatorAvaristo, João Augusto de Campos
dc.date.accessioned2019-05-13T19:34:48Z
dc.date.available2019-05-13T19:34:48Z
dc.date.issued2019-03-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11413
dc.description.abstractThis research aims to map the main competences developed by the graduates of the Professional Master’s degrees in Management of Organizations and Public Systems, of the Federal University of São Carlos (UFSCar), as a consequence of the accomplishment of the said course. For this, a historical contextualization of the people management as field of study is made; presenting crucial concepts of the evolution of people management, such as strategic management and competency-based management, the historical evolution of labor relations in the public service since from the Vargas Government, up to Lula/Dilma Governments. It’s also made a portrait of the identifiable competencies in professionals of the public services; besides of contextualize, seeking to understand the post-graduation in Brazil, until the Professional Master’s Degree. It is about a quantitative research, applied, descriptive and exploratory, whose adopted method for the data to collect is the survey, through a cross-sectional study, of structured questionnaires on a Likert scale. The results are analyzed and discussed based on tables, graphics, dispersion measures and other methods, that allow us to trace the graduates profile of the course, enabling the comparison between the data collected in this research and the data presented by Capes; in this way, we can define that the profile of the ex-students indicates a population that is essentially feminine, working in the Federal public service, with age between 35 and 39 years old. Regarding competencies, with the help of an indicator called a standard score, a ranking of the competencies explored in this study was elaborated, identifying which one had higher and lower development indices, for the graduates, as a result of the post-graduation; after such ranking, competences were grouped into three categories: high, medium, low and very low degree of development, according to the definition of the median and quartiles of the data obtained. Thus, this research aims to foster discussions in the field of competence-based management in the public service, to build subsidies for self-reflection in postgraduate programs, as well as to support other researchers, contributing to effective and efficient people management within the public administration.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectMestrado profissionalpor
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectCompetencieseng
dc.subjectPost-graduationeng
dc.subjectProfessional master’s degreeeng
dc.titleO desenvolvimento de competências profissionais: um levantamento com os egressos de um curso de mestrado profissional do campo de públicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ubeda, Cristina Lourenço
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696784421924024por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8763561480208525por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo mapear as principais competências desenvolvidas pelos egressos do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em consequência da realização do referido curso. Para isso, faz-se uma contextualização histórica da gestão de pessoas enquanto campo de estudo; apresentam-se conceitos cruciais da evolução da gestão de pessoas, tais como a gestão estratégica e a gestão por competências, a evolução histórica das relações de trabalho no serviço público desde o Governo Vargas, até os Governos Lula/Dilma. Faz-se, também, um retrato das competências identificáveis em servidores públicos; além de contextualizar, buscando entender a pós-graduação no Brasil, até o advento do Mestrado Profissional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada, descritiva e exploratória, cujo método adotado para a coleta de dados é o survey, através da aplicação, num corte transversal, de questionários estruturados em escala Likert. Os resultados são analisados e discutidos com base em tabelas, gráficos, medidas de dispersão e outros métodos, que nos permitem traçar o perfil dos egressos do curso, possibilitando o cotejo entre os dados obtidos neste levantamento e os dados disponibilizados pela Capes; dessa forma, se pode definir que o perfil dos ex-alunos indica para uma população essencialmente feminina, ligada ao serviço público Federal, com faixa etária entre 35 e 39 anos. No que tange as competências, com o auxílio de um indicador chamado de escore padronizado, elaborou-se um ranqueamento das competências exploradas neste trabalho, identificando quais tiveram maiores e menores índices de desenvolvimento, para os egressos, em decorrência da realização do curso de pós-graduação; após tal ranqueamento, as competências foram agrupadas em três categorias: alto, médio, baixo e baixíssimo grau de desenvolvimento, de acordo com a definição da mediana e dos quartis dos dados obtidos. Assim, esta pesquisa almeja fomentar as discussões no âmbito da gestão por competências no setor público, construir subsídios para a autorreflexão dos programas de pós-graduação, além de embasar outros pesquisadores, contribuindo para uma gestão de pessoas eficaz e eficiente no âmbito da administração pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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