Show simple item record

dc.contributor.authorGodoy, Kamilla Vinha Carlos de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:42Z
dc.date.available2015-05-06
dc.date.available2016-06-02T19:16:42Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationGODOY, Kamilla Vinha Carlos de. Identificação de diretrizes para elaboração de política de acesso aberto aos conteúdos educacionais disponibilizados em repositórios digitais no contexto da educação a distância. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1147
dc.description.abstractThe digital repositories of Distance Education encourages a broad learning, because they provide educational materials from the institution's courses, facilitating their recovery and access. To extend such access and allow free use of these materials, it is necessary that the digital repository has a proper open access policy that seeks to encompass aspects like content, submission, copyright, dissemination and digital preservation of materials. This research aims to study concepts and experiences, seeking to identify subsidies that contribute to the development of open access policies for digital repositories of learning objects in the context of Distance Education. The main steps of the research were conducting a systematic literature review, content analysis, and questionnaire to professionals responsible for the digital repository distance education sector of a higher education institution. Then the data were systematized, and proposed a set of eight guidelines to assist educational institutions to develop its own open access policy. The main results of this research were the proposed guidelines, organized into topics decision, display options in every decision, and discussion of its implications. The proposed guidelines relate to the topics: (1) types of materials deposited in the repository; (2) submission process materials; (3) forms of access to content; (4) copyright; (5) organizing the materials in the repository; (6) disposal and updating the materials; (7) dissemination strategies and encouragement of the use; and (8) file formats that are supported in the repository. The proposed guidelines can help institutions to build its own open access policy for digital repositories of learning objects in the context of distance education, and extending the sharing of knowledge produced within that framework for internal and external communities of higher education institutions.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação na ciênciapor
dc.subjectPolíticas de acesso abertopor
dc.subjectRepositórios institucionaispor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectOpen access policieseng
dc.subjectDigital repositoryeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleIdentificação de diretrizes para elaboração de política de acesso aberto aos conteúdos educacionais disponibilizados em repositórios digitais no contexto da educação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferrari Júnior, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581806209106850por
dc.description.resumoOs repositórios digitais de EaD incentivam o aprendizado, pois reúnem e disponibilizam materiais educacionais dos cursos da instituição, facilitando sua recuperação e acesso. Para ampliar esse acesso e possibilitar o uso gratuito desses materiais, é necessário que o repositório digital tenha uma política de acesso aberto adequada, contemplando aspectos como conteúdo, submissão, direitos autorais, divulgação e preservação digital dos materiais. Esta pesquisa tem como objetivo estudar conceitos e experiências, buscando identificar subsídios que contribuam para a elaboração de política de acesso aberto para repositórios digitais de objetos de aprendizagem no contexto da educação a distância. As principais etapas da pesquisa foram a realização de uma revisão sistemática na literatura, análise de conteúdo, e aplicação de questionário junto aos profissionais responsáveis pelo repositório digital do setor de EaD de uma instituição de ensino superior. Em seguida os dados foram sistematizados, e foi proposto um conjunto de oito diretrizes para auxiliar instituições de ensino a elaborar sua política de acesso aberto. Os principais resultados obtidos com esta pesquisa foram as oito diretrizes propostas, organizadas em tópicos de decisão, apresentação de opções em cada decisão, e discussão de suas implicações. As diretrizes propostas dizem respeito aos temas: (1) tipos de materiais depositados no repositório; (2) processo de submissão dos materiais; (3) formas de acesso aos conteúdos; (4) direitos autorais; (5) organização dos materiais no repositório; (6) descarte e atualização dos materiais; (7) estratégias de divulgação e incentivo; e (8) formatos de arquivos que serão suportados no repositório. As diretrizes propostas podem auxiliar instituições a construírem sua política de acesso aberto aos repositórios digitais de objetos de aprendizagem, e assim ampliar o compartilhamento do conhecimento produzido para as comunidades interna e externa das instituições de ensino superior.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2326512868922275por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record